Você sabia que toda empresa precisa ter um **contador**? Mesmo a **microempresa** precisa ter este profissional para ser o responsável pela parte contábil e fiscal. Aliás, ele pode ir mais além. Muitos contadores são verdadeiros aliados na gestão do negócio. Os mais antenados podem até lhe ajudar a escolher parceiros ou softwares para gestão empresarial, como por exemplo, um sistema de **automação comercial**.
# Importância do contador para a microempresa
É obrigatório à todas as empresas ter seus livros contábeis escriturados e apenas um contador registrado no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) pode cumprir a exigência de assinar estes livros.
Além da obrigatoriedade imposta pela legislação, o fato de poder contar com um contador para a microempresa é um fator fundamental para o sucesso e bom andamento do negócio.
Está previsto, ainda, no Contrato Social, que ao final de cada exercício seja apresentado o Balanço Patrimonial e realizada a apuração do resultado do exercício (ano). A exigência desta prática existe para legalização da empresa e só ela já obriga qualquer empresa a ter um serviço de contabilidade.
Manter um contador devidamente registrado também é importante em casos de ações trabalhistas, tributárias e cíveis. O objetivo é imputar qualquer irregularidade ou crime contra a empresa ou sua administração.
Além de tudo isso, ainda temos a legislação tributária brasileira, que vive sofrendo alterações. Somente alguém constantemente envolvido com este assunto pode monitorar essas mudanças e manter a empresa dentro da legalidade.
# Como escolher um contador?
Agora que você, microempresário, já sabe que precisa de um contador, deve estar se perguntando como encontrar um. Aqui vão algumas dicas:
## Indicação
Sempre a boa e velha indicação de alguém conhecido deve ser valorizada. Pergunte a outros empreendedores que também tenham microempresas. Eles certamente podem dar alguma sugestão.
Aproveite para saber se estão satisfeitos com o contador que atende a empresa, como é o escritório, o atendimento, o custo, se o atendimento é online e, principalmente, como é a comunicação. Veja se está disponível, se atende as ligações, se usa WhatsApp, e-mail, etc.
## Visita ao escritório
Sempre bom dar uma olhada no escritório que lhe foi indicado. Verifique como é a organização e o número de funcionários. Durante a visita e a conversa, avalie a proatividade da empresa, se prestam orientações sobre o sistema tributário ou alguma outra informação importante para suas microempresas clientes.
## Registro no CRC:
O registro no CRC é a condição para o contador exercer legalmente sua função. Portanto, ao escolher o contador, acesse o site do CRC e veja se ele está registrado. É bem simples: busque a região de atuação e depois o nome do contador ou escritório de contabilidade.
# O contador e a automação comercial
Aí você pergunta, o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! Um bom contador vai além da contabilidade. Ele tem conhecimento, sabe utilizar e indicar bons softwares e parcerias em sistemas de gestão empresarial.
Um contador parceiro da Sempre Tecnologia pode atuar como um consultor pois ele saberá lhe indicar, por exemplo, softwares de [gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) que facilitam bastante a administração do seu negócio como um todo.
O planejamento das atividades, o controle financeiro, a integração direta da contabilidade da empresa com o seu contador, dados e informações seguras e atualizadas automaticamente, são algumas das vantagens de se ter um sistema de gestão.
E o contador compartilha seu conhecimento em finanças, auxiliando nas [análises de custos e despesas](https://sempretecnologia.com.br/o-que-e-necessario-para-fazer-controle-de-custos-e-despesas/), identifica necessidade de recursos e faz a gestão de riscos.