Antes de falar diretamente sobre automação financeira é importante destacar a necessidade das empresas reconhecerem a grande mudança pela qual o mercado financeiro e contábil tem passado. Hoje, ele exige que as organizações adotem novas medidas para melhorar os processos operacionais como o uso de tecnologias que permitam integrar sistemas e otimizar as atividades desenvolvidas nos escritórios de contabilidade.
O engano é pensar que implementar a automação financeira é algo apenas para organizações de grande porte. Micro, pequenas e médias empresas podem facilmente conquistar benefícios e tornarem-se mais competitivas diante da concorrência, além de aumentar a qualidade da gestão e dos serviços prestados aos clientes.
# O que a automação financeira pode resolver?
Em qualquer empresa contábil existem riscos de confiabilidade ligados ao uso de mão de obra para tarefas complexas como conciliações muito longas. Outro exemplo conhecido é o uso das planilhas que são muito propensas a erros. Para ter certeza de que a provisão de impostos e outros cálculos relacionados estão corretos, os profissionais precisam conferir até três vezes esses números. Isso significa que há sempre um risco de que essas informações estejam erradas em maior ou menor grau. A automação financeira ajuda a minimizar esse risco já que sua configuração e uso corretos garantem que os dados sejam realmente confiáveis.
A automação pode facilitar a gestão de informações, atuando diretamente na lentidão dos processos contábeis de modo simples, flexível e sem burocracia. Especialmente porque muitos processos financeiros ainda são feitos de maneira manual, o que faz com que sejam mais demorados. A melhor alternativa para sanar essa questão é fazer o uso de ferramentas de automação que realizam atividades rapidamente de maneira automática, aumentando a produtividade da empresa.
Uma solução de automação financeira permite visão analítica dos negócios e atua no planejamento de ações de forma prática e ágil. Com isso você otimiza seu tempo, que pode ser aplicado em outras áreas da empresa, como o desenvolvimento de produtos e serviços, em vez de lidar com vários sistemas.
Quer saber mais sobre ferramentas de automação financeira para ajudar a resolver problemas? Acompanhe o nosso blog e veja em nosso site a seção de soluções!