Para cumprir o objetivo de melhorar a competitividade e produtividade das organizações, os sistemas de gestão empresarial não poderiam ser [melhores aliados](https://sempretecnologia.com.br/a-importancia-de-ter-um-software-eficiente-para-gerir-bem-sua-empresa/). O número de corporações que utilizam algum tipo de software de gestão cresce gradativamente.
Entretanto, escolher o melhor sistema para o seu negócio não é lá uma tarefa muito fácil. Atualmente, as opções oferecidas pelo mercado são inúmeras, cada uma focada em diferentes segmentos e com funcionalidades distintas.
É natural que se sentir perdido e ficar em dúvida sobre qual deles será a melhor solução. Assim, para que você consiga fazer essa seleção sem tantos questionamentos, nós elaboramos este artigo. Continue acompanhando e confira o que levar em conta na hora de escolher um sistema de gestão para empresas.
# O que é um sistema de gestão empresarial?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender bem o que é esse sistema e do que ele se trata. Também conhecidos como ERP — Enterprise Resource Planning —, esses sistemas são ferramentas de trabalho que contam com várias funcionalidades projetadas para auxiliar na gestão e [organização das empresas](https://sempretecnologia.com.br/dicas-empresa-de-contabilidade-produtividade/).
Por se tratar de uma plataforma que tem como objetivo integrar na web os diferentes setores de uma corporação, esses sistemas são fundamentais para que funcionários e gestores consigam trabalhar de forma mais articulada.
# Quais os benefícios que os ERPs trazem para as empresas?
Ao proporcionar um ambiente de trabalho totalmente integrado digitalmente, as [vantagens que os ERPs trazem para as empresas](https://sempretecnologia.com.br/quais-as-vantagens-de-usar-um-sistema-para-automacao-comercial/) são diversas. Dentre elas, podemos citar algumas, como:
A padronização dos processos corporativos, que proporciona um maior controle administrativo;
Aumento da produtividade e diminuição de erros de execução nas tarefas; Automatização das principais tarefas rotineiras do negócio, como envio de e-mails;
Redução de mão de obra, já que os funcionários trabalham de maneira mais eficiente, o que diminui a necessidade de contratar novos profissionais; Diminuição de gastos devido à menor taxa de falhas de execução e à menor, mas competente, equipe.
# Com escolher o melhor ERP para o meu negócio?
Depois de entender o que é um software de gestão de empresas e conhecer seus principais benefícios, veja a seguir o que levar em consideração na hora e escolher um ERP para o seu negócio:
## Entenda quais são as necessidades do seu empreendimento
A primeira coisa a se fazer antes de adquirir um sistema de gestão é compreender as maiores necessidades da sua 3empresa. Coloque no papel tudo o que o seu negócio realmente precisa e compare com as funcionalidades de cada software. Além disso, tenha em mente que o [controle financeiro](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-da-automacao-financeira-resolve-problemas-na-sua-empresa/) também é um fator importantíssimo para fazer uma escolha assertiva.
## Busque por sistemas de gestão que sejam fáceis de instalar e de usar
Pode parecer bem óbvio, mas é importante que você leve em consideração a usabilidade do software no momento da seleção. Muitos empreendimentos escolhem um ERP com base somente em seus atributos, esquecendo de analisar se o sistema escolhido será fácil de instalar e manusear por toda a equipe, resultando em diversas complicações práticas.
Para finalizar, pesquise uns sistemas de gestão empresarial que seja compatível com a utilização via smartphone. Afinal, se o ERP tem o objetivo de facilitar e [integrar processos](https://sempretecnologia.com.br/nota-fiscal-eletronica-confira-os-beneficios-de-usar-um-sistema-integrado/), seu funcionamento deve ser tão simples quanto sua proposta, não é mesmo? Além disso, confira se o suporte fornecido ao software é de qualidade. Uma assistência ruim pode gerar tantos prejuízos quanto uma compra equivocada.