Saúde financeira da empresa e sua importância

Saúde financeira da empresa e sua importância Segundo um levantamento, que foi realizado nesse ano de 2017, 37% dos pesquisados, afirmaram estarem nas mesmas condições financeiras que o ano passado, outros 27% dos analisados, afirmaram estar em pior situação.

Eis que fica a seguinte questão: Como vai a saúde financeira do seu negócio?

Todo empreendedor deseja ter sucesso e ganhar dinheiro, afinal, uma empresa para ser saudável, precisa se desenvolver cada dia mais em todos os sentidos, inclusive, quanto a questão da sua solidificação sustentável e financeira. O que em sua opinião, é mais importante?

Planejamento?

Contabilidade?

Ou assertividade nas escolhas de investimento?

É inegável que estar saudável financeiramente, traz uma resposta de grande valor a qualquer empresário, isso quer dizer que de forma geral, haverá maior tranquilidade para gerir a empresa e também para saber onde alocar recursos e onde investir de maneira rentável.

Uma boa gestão financeira permite maior segurança empresarial, já que dessa forma, é possível manter:

Boa liquidez.

Os compromissos assumidos com fornecedores e clientes.

E também, com relação aos lucros sobre investimentos.

Geralmente, quando o empresário não se atém de forma direcionada nesse sentido, e costuma deixar, a “maré” levá-lo, problemas tendem a ocorrer com maior frequência e quem mais sofre nessa história é o fluxo de caixa da empresa.

Como garantir que a saúde financeira da empresa seja permanente e não apenas uma ocorrência momentânea?

Como você pode perceber, existem várias nuances que podem afetar direta e indiretamente os resultados operacionais de sua organização. Fique atento!

Fique de olho na manutenção da sua liquidez.

A liquidez de sua empresa, está relacionada ao que entra de verba/capital, e este precisa ser sempre compatível para que dessa forma, você tenha como efetuar pagamentos a fornecedores, por exemplo.

Seguindo planejamento e decisões coerentes ao que é necessário!

Existem vários impactos positivos para que você consiga de fato, uma saúde financeira vantajosa e eficiente.

Veja a seguir o que deve fazer, dentro do seu sistema de gestão financeira:

Minimização de materiais, estoques ou mercadorias– estoques excedentes, por exemplo, é o mesmo que dinheiro encalhado! É preciso conhecer as saídas daquilo que mais se vende em seu negócio. Redução dos prazos de recebimentos referentes as vendas– isso quer dizer que é necessário realizar mais vendas à vista, como também, melhorar a eficiência de suas cobranças (tendo conhecimento do saldo devedor e das pessoas que estão em débito com a empresa).

E quais são os impactos negativos de quem não possui uma gestão focada na saúde financeira do negócio?

Como se pode perceber, o gestor e empresário que não se atém a essas necessidades que são vitais para o empreendimento, tende a perder de diversas maneiras.

Listaremos a seguir quais são os prejuízos referentes a uma gestão não focada nos resultados principais!

Compras excessivas.

Aumento de estoques.

Queda nas vendas.

Aumento dos prazos dos pagamentos.

Aumento das inadimplências.

Desvio de recursos para outras atividades e aplicações que não tem a ver com a empresa.

Excesso de retiradas.

Minimização dos lucros mensais e anual.

Mas, se nós perguntássemos como está a saúde financeira de sua empresa, o que você falaria?

Para realmente conhecer como sua empresa está financeiramente, é preciso utilizar principalmente o recurso da contabilidade. Veja alguns indicadores que revelarão como andam os seus negócios!

Como estão as suas entradas operacionais?

Como estão as suas despesas operacionais fixas?

Qual é a geração de seu caixa mensal? De quanto é? Você possui essas informações em tempo real?

Sabe quem lhe deve, quanto faturamento tem feito e quanto ainda há por receber?

Depois de tais conhecimentos e afirmações, pondere sobre a importância de ter um sistema online de gestão contábil que seja tão eficiente, como o necessário!

Agora, faço-lhe o seguinte convite: Conheça nossa ferramenta virtual transformadora de negócios, pois ela é capaz de lhe gerar não somente dados, mas também lhe dá a oportunidade de desenvolver-se fortemente no mercado, usando de estratégias consistentes e mensuráveis!

Compartilhe: