No conteúdo de hoje, nós lhe explicaremos porque esse documento é tão importante para o seu negócio. Continue acompanhado!
# O que é a NF-e e qual o seu objetivo?
A [principal função](https://sempretecnologia.com.br/principais-duvidas-sobre-nota-fiscal-eletronica-o-que-voce-deve-saber/) da nota fiscal eletrônica é comprovar as diversas transações que envolvem produtos, prestações de serviços ou mercadorias. Em suma, ela consiste na versão virtual da nota fiscal física, armazenando eletronicamente todas as operações mercadológicas.
Como dito inicialmente, a NF-e foi criada em conjunto pelas SRFs — Secretaria da Receita Federal — e RFEs — Receita Federal Estadual — com o objetivo de substituir os documentos fiscais emitidos em papel, melhorando, assim, os processos do fisco e a comunicação entre os órgãos fiscalizadores e o governo.
# Quais são as vantagens obtidas com a NF-e?
Dentre os pontos que reforçam a importância da NF-e para as empresas, estão as vantagens que as empresas ganham ao utilizarem esse documento digital:
As instituições conseguem aprimorar seu controle administrativo e reduzir custos de operação, já que eliminam o uso de papel ao utilizar a nota eletrônica, simplificando tais processos;
Com a NF-e, os serviços de transporte e carga entre duas empresas são fiscalizados mais rapidamente pelos órgãos governamentais. Além disso, a organização dos [documentos emitidos](https://sempretecnologia.com.br/sou-obrigado-emitir-nf-e-entenda-obrigatoriedade-da-nota-fiscal-eletronica/) pelos contribuintes se torna muito mais fácil por meio do GED — Gerenciamento Eletrônico de Documentos;
Os erros de escrituração, que são comuns quando o processamento de dados é feito manualmente, são evitados e o relacionamento com os clientes se torna bem mais seguro. Isso porque a NF-e possibilita a emissão do DANFE — Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica —, o que simplifica as obrigações fiscais da empresa.
# Quais são os impactos causados nas empresas?
Um dos maiores impactos causados nas empresas pela implantação da nota fiscal eletrônica foi a necessidade de reestruturação do sistema de emissão e arquivamento de documentos eletrônicos. Os negócios que dependiam de processos manuais perceberam que teriam que [automatizar todo o seu sistema](https://sempretecnologia.com.br/quais-as-vantagens-de-usar-um-sistema-para-automacao-comercial/) de emissão de notas fiscais.
A partir disso, as empresas que automatizaram sua forma de armazenar as informações de transações comerciais, viram os benefícios trazidos por essa solução e conseguiram compreender a sua importância, passando a automatizar não só os processos relacionados à emissão de notas fiscais, mas todas as atividades da empresa.
Dessa forma, a nota fiscal eletrônica foi um fator determinante para que os empreendimentos mudassem e melhorassem suas estruturas tecnológicas e vissem a importância da NF-e e o quão benéfica é essa solução para os negócios.
Esse documento digital facilita as obrigações fiscais e a gestão dos processos empresariais, além de gerar mais segurança na [troca de informações com os clientes](https://sempretecnologia.com.br/como-preencher-nota-fiscal-eletronica-o-que-deve-ser-feito/) e outras empresas. A adoção da nota eletrônica também impulsiona a profissionalização e constante atualização das corporações para que se mantenham à frente de seus concorrentes.
Agora que você já entendeu porque a NF-e é tão importante para o seu negócio, não deixe de conhecer o [nosso site](https://sempretecnologia.com.br) para descobrir outros tipos de certificados digitais e soluções para o seu empreendimento!