Quais são os benefícios da nota fiscal eletrônica

Desde 2014, a nota fiscal eletrônica (NF-e) é obrigatória para as empresas sujeitas ao pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviço). No entanto, mesmo empresas que estão isentas da obrigação estão implementando o sistema. Os motivos são variados e englobam todos os agentes envolvidos no processo: desde o emissor até o fisco. Neste artigo, vamos abordar os **benefícios da nota fiscal eletrônica** correspondentes ao cotidiano das empresas emissoras.

## Benefícios da nota fiscal eletrônica
São vários os benefícios da nota fiscal eletrônica em uma transação comercial, que vão desde a economia com materiais até um melhor controle dos processos. Veja as principais vantagens para o emissor da NF-e.

## Redução de custos de impressão e armazenagem
Diferente da nota fiscal clássica, a NF-e demanda a impressão de apenas uma via de um documento chamado DANFE, utilizado para o acompanhamento do trânsito das mercadorias. Portanto, há uma redução grande de gastos destinados à aquisição de impressoras e com papel.

Além disso, a armazenagem e gestão dos documentos é bem mais simples, já que é feita de maneira eletrônica. Isso significa que, além da redução de custo relativa ao espaço físico necessário para armazenagem dos documentos fiscais, a logística necessária para a recuperação dos documentos também é simplificada.

## Centralização e controle de processos
O documento eletrônico possibilita a centralização e o controle dos processos de faturamento. No caso de empresas que possuem filiais espalhadas pelo país, por exemplo, a centralização dos processos pode ser feita na matriz. Isso acaba reduzindo o número de funcionários, encargos trabalhistas e agilizando os processos financeiros do seu negócio.

Outra vantagem é a segurança, já que evita a emissão de notas fraudulentas. É possível também antecipar pagamentos já que a emissão é quase instantânea.

## Rapidez na recuperação e intercâmbio de informações
Como a NF-e não requer a impressão do documento original, há otimização dos processos de organização, armazenamento e gerenciamento de documentos, o que facilita a recuperação e intercâmbio das informações.

## Dispensa da AIDF
A NF-e dispensa a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF. Isso significa que sua empresa não vai mais depender de estabelecimentos gráficos credenciados pelo Gerente Regional da Fazenda Estadual ou Municipal.

## Menor tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira
A nota fiscal eletrônica otimiza os processos de fiscalização que acontecem nos postos fiscais de fronteira, reduzindo o tempo de parada dos veículos de cargas. Em outras palavras, as entregas serão realizadas em menor tempo.

## Incentivo ao uso de documentos eletrônicos com clientes B2B
O relacionamento e comunicação pela internet entre as empresas acaba sendo impulsionado pelo uso da NF-e. Isso porque traz segurança devido à certificação digital, mas também agilidade e um fluxo de trabalho mais fluido.

A NF-e é a garantia fiscal de que o produto foi comercializado, mas também um sinal de que sua empresa está acompanhando as evoluções do mercado. A tecnologia ajuda não só a empresa emissora mas o comprador.

A eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, por exemplo, é um dos maiores benefícios observados e pode ser levado em conta na hora da escolha do fornecedor. Outro ponto bastante importante nesse relacionamento é a logística de entrega. Com a nota fiscal eletrônica, os dados chegam antecipadamente, o que permite um planejamento muito melhor da logística de entrega.

Devido a todos esses **benefícios da nota fiscal eletrônica**, as empresas estão se antecipando na contratação de [sistemas para a emissão da NF-e](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-emissao-de-nota-eletronica/) antes mesmo de serem obrigadas por lei.

Quer saber se é o momento ideal para sua empresa investir na solução? [Converse com nossa equipe](https://sempretecnologia.com.br/contato/).

Compartilhe:

Mais conteúdos para você!

  • assinatura digital
  • autenticação de documentos
  • certificação digital
  • certificado digital
  • contratos eletrônicos
  • ICP-Brasil
  • perícia digital
  • segurança digital
  • Sempre Tecnologia
  • validade jurídica