“Infelizmente, não temos o produto no estoque”: uma frase que pode jogar todo o esforço de venda por terra. O controle de estoque e inventário é fator decisivo para que o ciclo de geração de valor se complete, mas é quase sempre relegado a uma despesa, enquanto deveria ser reconhecido como investimento.
Para os empresários que ainda desconhecem ferramentas de gestão empresarial, os sistemas integrados são a melhor opção para colocar a casa em ordem. Além de simplificar e automatizar o controle de entrada e saída de mercadorias, a solução conecta o estoque aos demais setores da empresa.
Principais problemas gerados pela falta de controle de estoque e inventário
Erros de gestão de estoque podem arriscar a sobrevivência do negócio, sejam empresas que comercializam insumos, fabricam produtos ou vendem no atacado e varejo. Conheça os principais!
Comprar menos ou mais do que deve
Não ter ou encalhar produtos são problemas que tocam em um único problema: controle de estoque e inventário. Para saber em que momento e o quanto comprar, é preciso um rigoroso controle do giro dos produtos, ou seja, da rotatividade de mercadorias em períodos definidos, inclusive, sazonais – o que demanda mecanismos de gestão e análise de estoque e inventário que possibilitem integração com dados sobre compra e venda.
Não inventariar o estoque
Indispensável ao controle de estoque, o inventário oferece uma visão geral sobre os itens armazenados – quantidade, tipo, cor, valor, etc. Sem inventário não há garantia de venda, se compra sem precisão e há risco de furto. Inventariar genericamente o estoque, por sua vez, pode gerar duplicidade e devolução, sobretudo, quando não há integração de dados.
Não integrar estoque com demais setores
O controle de estoque e inventário é um trabalho minucioso, que pode consumir horas na descrição de itens e ajuste de controles, quando não automatizado. Por isso, muitos empresários negligenciam a integração dos dados obtidos no controle de mercadorias com dados dos demais setores, como financeiro, o que pode gerar ainda mais trabalho.
Vantagens do sistema integrado para controle de estoque e inventário
Além de automatizar o controle do fluxo de mercadorias na empresa, alguns sistemas de gestão empresarial promovem integração entre dados de estoque e informações de controle financeiro. Conheça as vantagens!
+ NF-e
O sistema integrado permite a importação e digitalização de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de entrada, para atualização instantânea do inventário. Além do cadastro automático de dados de fornecedores e transportadoras a partir da compra, bem como da busca de dados para emissão de NF-e de entrada e de saída a partir do cadastro.
+ Compras
O sistema integrado também permite o controle de estoque e inventário a partir do controle de compras. Assim, a cada aquisição de insumo eou produto, o software é atualizado automaticamente, por meio do lançamento de itens, o que economiza o tempo destinado a registrar entradas.
+ Vendas
A integração do controle de estoque e inventário com o setor de vendas permite baixar itens do estoque, conforme são confirmados e enviados os pedidos, contribuindo para a atualização instantânea do sistema e evitando problemas operacionais, de discrepância entre inventário e estoque.
Sua empresa conta com um sistema integrado? Conheça as funcionalidades oferecidas pelos softwares de gestão empresarial, que combinam simplicidade e praticidade!