Por que você precisa de um certificado digital?

Houve um tempo em que negócios eram fechados no “fio do bigode”. A expressão representava uma época em que o bigode era símbolo de homem honrado e, por isso, acordos eram selados com um fio da própria barba e significava o tal “homem de palavra” e o tal “falou tá falado”.

Depois, veio o carimbo com cera e, mais tarde, chegamos na assinatura. Hoje, com os avanços tecnológicos e com todos os trâmites realizados online, passou a ser necessária uma assinatura digital que assegure as transações feitas via internet. Foi para isso que surgiu o **certificado digital**.

Por ser um tema relativamente novo, há muito a ser esclarecido até que os objetivos e vantagens do certificado digital sejam bem assimilados. Hoje, vamos falar sobre a necessidade deste certificado e para que ele serve. Boa leitura!

# Quem precisa do certificado digital?
Empresas, em geral, [necessitam ter um certificado digital](https://sempretecnologia.com.br/guia-do-certificado-digital-tudo-o-que-voce-precisa-saber-ao-adquirir-um/), principalmente para fins tributários. Essa foi a maneira do Governo regularizar o envio de informações à Receita Federal e, com isso, minimizar as fraudes contra o Fisco.

Para emissão de nota fiscal eletrônica, atividade obrigatória para empresas na comprovação de compra e venda de produtos e serviços, o certificado digital é um pré-requisito.

Confira sobre a exigência do certificado digital, de acordo com o regime tributário de cada empresa:

Lucro presumido: necessita do certificado digital para realizar o envio das declarações exigidas pela Receita Federal;

MEI: alguns estados ainda não exigem o certificado digital para este regime, uma vez que não há obrigatoriedade de emissão de NFe. Porém, nos casos em que o empreendedor opte pela emissão da

NFe, é preciso verificar a necessidade de inscrição municipal e estadual e a emissão do certificado;

Empresas com empregados: o certificado digital é necessário para o envio das informações dos colaboradores para a Previdência Social e Caixa Econômica Federal;

Simples Nacional: em alguns casos, empresas com este sistema tributário estão liberadas da obrigatoriedade do certificado digital. Mas, a partir de 3 funcionários, o certificado é exigido para o envio das informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias ao governo.

# Para que serve o Certificado Digital?
Como já mencionamos, o [certificado digital](https://sempretecnologia.com.br/8-principais-aplicacoes-certificado-digital/) funciona como uma assinatura digital com validade jurídica. Seu objetivo é evitar fraudes, processos burocráticos e assegurar a legitimidade das transações feitas online.

A legislação exige a emissão de NFe, principalmente nas transações de compra e venda de produtos. Sendo assim, também há a obrigatoriedade de se garantir a autenticidade dessas notas e de demais declarações e documentos. Tudo isso é feito através do uso do certificado digital.

Além de atender às exigências da lei, o certificado digital serve ainda para aumentar a credibilidade e confiança dos clientes com o seu negócio. Ajuda a reduzir custos com papel, impressão e com serviços burocráticos e reduz fraudes, garantindo segurança e privacidade nas transações online.

# Qual o tipo de certificado mais indicado?
O certificado digital pode ser emitido tanto para pessoa física — o e-CPF —, como para pessoa jurídica — o e-CNPJ —.

Dentro dessa classificação, existem ainda os [tipos A1 e A3](https://sempretecnologia.com.br/certificado-a1-ou-a3-qual-escolher-acompanhe/) de certificado digital. Eles podem ser emitidos em três modelos diferentes: cartão, token ou como um arquivo eletrônico instalado diretamente no computador.

O A1 é instalado diretamente no computador ou no sistema de emissão de NFe e tem a validade de um ano, precisando ser renovado até o final do período.

Já o A3 apresenta-se na forma de cartão ou token (pen drive) e tem validade de 1 ou 3 anos, também devendo ser renovado ao final do período. No modelo em formato de cartão, você precisa de uma leitora de cartão que deve ser conectada ao seu computador.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o [certificado digital](https://sempretecnologia.com.br/como-obter-um-certificado-digital/) e sua obrigatoriedade, pode escolher o modelo que mais se adapta ao seu negócio.

**Para obter [a melhor solução em se tratando de certificado digital, acesse agora a Sempre Tecnologia!](https://semprecertificadodigital.com.br)**

Compartilhe: