Plano de contas: você sabe o que é?

Certamente você já ouviu falar em fluxo financeiro e **plano de contas**. Mas talvez não conheça os detalhes de um plano de contas — seja ele gerencial ou contábil — e para que serve esse importante recurso organizacional.

Além de ser uma poderosa ferramenta para os gestores de empresas enxergarem informações financeiras relevantes, o plano de contas apresenta diversos benefícios para a tomada de decisões mais acertadas. Acompanhe este artigo e entenda melhor a importância dessa ferramenta e de se contar com sistemas que garantam a [saúde financeira da sua empresa](https://sempretecnologia.com.br/saude-financeira-da-empresa-e-sua-importancia/).

# Plano de contas gerencial e contábil
Da mesma forma que acontece na nossa conta corrente pessoal no banco, para [organizar claramente o fluxo de caixa de uma empresa](https://sempretecnologia.com.br/dicas-analise-de-fluxo-de-caixa/), é preciso duas atitudes básicas: planejamento e [controle de custos e despesas](https://sempretecnologia.com.br/o-que-e-necessario-para-fazer-controle-de-custos-e-despesas/). Mas como fazer isso? Uma das formas é usando o plano de contas gerencial e contábil. Entenda cada um deles:

## Plano de contas gerencial:
O plano de contas gerencial consiste no lançamento das despesas e receitas (ou débitos e créditos, como preferem os contadores), em um sistema.

Você pode até fazer isso em uma planilha de excel, mas para ganhar tempo e dinheiro, nada como utilizar uma boa ferramenta virtual. É mais prático e moderno e você consegue cruzar os dados obtidos com as demais informações da sua empresa, organizando e consultando os resultados do seu negócio sempre que precisar.

## Plano de contas contábil:
O plano de contas contábil é mais completo. Além de ter as mesmas informações do plano de contas gerencial, este relata outras classificações como: ativo e passivo, imobilizações, realizável a longo prazo e patrimônio líquido. Esse desdobramento é importante, mas vale lembrar que acaba dificultando um pouco o entendimento por parte de pessoas leigas em temas financeiros.

Portanto, se você não tem conhecimento contábil, reforçamos que contar com um eficiente sistema web para gestão empresarial faz toda diferença na hora de ler um balanço contábil, analisar dados e entender o plano de contas. Com o apoio de um sistema de gestão, é possível conhecer o andamento do seu negócio e as não desejadas, mas possíveis irregularidades que possam comprometer sobremaneira seus resultados finais.

# A teoria na prática
A esta altura do campeonato, você deve estar se perguntando: mas por que devo usar o plano de contas na minha empresa? E qual o nível de detalhamento que devo escolher para as minhas categorizações?

A resposta para sua primeira pergunta é simples: o mercado oferece muitas ferramentas contábeis que visam o controle e a organização financeira das organizações, mas o plano de contas é interessante por atender os mais variados tipos de empresas. Tanto as de pequeno porte quanto as de médio e até as de grande porte se beneficiam quando implementam um plano de contas personalizado.

Quanto ao nível de detalhamento, depende muito das características do seu negócio e do segmento atendido. Por exemplo, uma empresa que oferece diversos serviços e produtos vai se beneficiar ao usar um plano de contas para cada um dos produtos que oferece no mercado.

Atuando desta forma, numa crise financeira, será possível identificar clara e facilmente em que âmbito será possível reduzir despesas e, então, tomar a decisão de suspender temporariamente a fabricação de um produto ou remodelar um atendimento oferecido, se for o caso.

# Segmentação customizada
A segmentação que mais faz sentido no seu plano de contas pode, inclusive, mudar conforme os movimentos do mercado. Isso porque essa ferramenta possibilita a visualização dos resultados no curto, médio e longo prazo. E você pode ainda organizar seu plano de contas agrupando contas mensais, semestrais ou anuais. Tudo vai depender da sua necessidade.

Leia também: [Como montar um Plano de Contas?](https://sempretecnologia.com.br/como-montar-um-plano-de-contas/)

Compartilhe: