Pequenas empresas: como emitir nota fiscal eletrônica?

Toda empresa que vende produtos ou serviços precisa de uma documentação que comprove a transação comercial e o recolhimento de tributos. O documento que cumpre essa função é a nota fiscal.

Para facilitar o trabalho das empresas, desburocratizar o processo e evitar fraudes, foi criada a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que pode ser utilizada até mesmo por Microempreendedor Individual (MEI). E **como as pequenas empresas podem emitir Nota Fiscal Eletrônica?**

Se você é um pequeno empresário, fique tranquilo, emitir a NFe é bastante fácil. E já existem no mercado vários programas, softwares e empresas parceiras que podem ajudar bastante na hora da emissão desse importante documento.

# Nota fiscal – O que é e para que serve?
Mas, afinal, o que é a nota fiscal e para que ela serve? Mesmo não sendo especialista em contabilidade, é importante que o pequeno empresário conheça o funcionamento da nota fiscal e da aplicação dela no seu negócio.

A nota fiscal tem a função de registrar as operações que envolvem serviços e produtos oferecidos pelas empresas no Brasil. É pela NF que o governo garante o registro do produto adquirido pelo consumidor e permite que a empresa demonstre o pagamento dos devidos tributos.

A responsabilidade sobre o controle e a análise das notas fiscais emitidas pelas empresas é da Secretaria de Fazenda de cada estado, que garante que o cálculo e o recolhimento dos impostos ocorram conforme as exigências legais.

# Tipos de notas fiscais
É importante conhecer os modelos de notas fiscais e garantir que sua empresa utilize o modelo apropriado, para evitar problemas com o Fisco. Existem tipos específicos de acordo com a atividade que a empresa exerce:

Nota fiscal avulsa: utilizada para venda ou revenda de produtos com circulação de itens.

Nota fiscal de venda ao consumidor: utilizada nas vendas diretas de produtos.

Nota fiscal de prestação de serviços: emitida quando uma empresa presta serviços para outra.

## E a nota fiscal eletrônica?
A Nota Fiscal Eletrônica faz parte do processo de modernização do Governo que envolve as ações dos contribuintes perante o Estado. E é um subprojeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

É um documento digital, que substitui o modelo impresso. Sua emissão é permitida por lei desde outubro de 2005 em todo o território nacional.

As vantagens desse modelo são a diminuição de gastos com papel e a praticidade do armazenamento dos arquivos, facilitando a organização dos documentos e o envio online para as empresas envolvidas na transação comercial.

# Pequenas empresas: Como emitir nota fiscal eletrônica?
Para as micro e pequenas empresas que emitem NFe, um dos benefícios é a desburocratização, já que elas estão desobrigadas a emitir nota fiscal quando a venda ocorrer para pessoa física.

Nas vendas entre empresas, a emissão da NF é obrigatória, mas também simples. Basta fazer a solicitação junto à Secretaria de Fazenda pela internet, com o preenchimento de um requerimento online.

Para emitir Nota Fiscal Eletrônica, é necessário solicitar o Certificado Digital em uma instituição certificadora. Após o credenciamento, é liberado o acesso para trabalhar com o programa gerador de notas.

# Facilidade no dia a dia
Uma maneira de facilitar e garantir a correta emissão da NFe é a parceria com uma [empresa que presta assessoria nessa área](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-emissao-de-nota-eletronica/), como a Sempre Tecnologia, ou a aquisição de softwares e programas que permitam:

A emissão das notas;

O cadastro de clientes com busca pelo CNPJ;

A emissão de boletos;

Os relatórios de contas a receber.

Assim, sua pequena empresa terá suporte técnico disponível para quando necessitar.

Trate com seriedade essa obrigação, mesmo sendo uma pequena empresa. A NFe é um documento contábil importante que mostra os detalhes das operações efetuadas. A emissão das notas fiscais garante idoneidade e segurança para o seu negócio.

**Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o nas suas redes sociais!**

Compartilhe: