O cliente pede um produto e o que ele precisa está em falta. Ele vai sentir o mesmo que você ao chegar no supermercado e não encontrar o produto desejado, por exemplo.
Ambas situações indicam, além de prejuízo, que o estoque não vem sendo controlado devidamente. Neste artigo, iremos explicar a ruptura de estoque e como evitá-la.
# Ruptura de estoque: o que é?
O termo ruptura de estoque é comumente usado em estabelecimentos comerciais e varejos quando o cliente não encontra o que está procurando, como nos exemplos citados. Trata-se de um fato que nem sempre recebe o devido cuidado. E, por isso, é responsável pela perda, em média, de 5 a 10% das vendas.
Também a quebra operacional, assim como a ruptura de estoque, traz prejuízos para a empresa e demonstra falhas no controle de estoque da empresa. Aqui, a perda está relacionada a produtos que são danificados no estoque, seja por quebra, extravio, mau uso ou até prazo de validade vencido.
# Causas da ruptura de estoque
A ruptura de estoque é causada por [falhas no controle de estoque](https://sempretecnologia.com.br/problemas-com-controle-de-estoque-e-inventario-conheca-vantagens-de-sistemas-integrados/). Dentre suas causas principais, estão:
Não prever itens que são mais procurados e, por isso, têm mais saída;
Não considerar o tempo que o fornecedor leva para entregar a mercadoria. Mercadorias cujos fornecedores estão localizados fora da cidade, por exemplo, podem levar mais tempo para chegar;
Não considerar que o produto já sofreu uma ruptura anterior e, consequentemente, essa perda deve ser compensada;
Não considerar produtos mais vendidos em determinadas épocas do ano e nem as eventuais promoções na loja, que promovem mais vendas do que o normal.
# Como evitar
Identificadas as causas da ruptura de estoque, é hora de buscar medidas para evitar que ela aconteça. Vamos a elas?
## Controle de estoque
O estoque [precisa ser rigidamente controlado](https://sempretecnologia.com.br/como-fazer-uma-boa-gestao-de-estoque-na-sua-empresa/). Ele é o coração do comércio por fornecer os produtos que são oferecidos na loja. As entradas e saídas de produtos do estoque devem ser registradas e constantemente controladas.
Esse registro é fundamental também para se ter o histórico de rotatividade dos produtos, o que auxilia na hora de planejar a compra das mercadorias. O ideal é que defina o estoque mínimo, intermediário, máximo e de segurança para que a sua empresa funcione sem riscos.
## Atenção às promoções
Para que nenhum cliente seja surpreendido pela falta de produtos em oferta, é necessário bastante planejamento. As promoções precisam ser programadas com a devida antecedência e realizadas de acordo com os itens disponíveis no estoque. Com essa regularização, os produtos não vão faltar na sua loja.
## Cuidado com os prazos
Na hora de abastecer o estoque, leve em consideração o tempo que o fornecedor leva para entregar a mercadoria e faça uma previsão de possíveis variáveis como uma interdição nas estradas, por exemplo. Isso evita prateleiras vazias.
## Agilidade na reposição
Falta de estoque é venda perdida. Portanto, seja rápido na reposição dos produtos na loja e garanta que o cliente vai sempre encontrar aquilo que procura.
## Relatórios facilitam o controle
Relatórios ainda são uma boa ferramenta para controlar o estoque por meio da visualização clara das entradas e saídas e verificação da variação dos volumes de vendas.
Pelos relatórios, você consegue ainda entender melhor o fluxo do estoque identificando em que época determinado produto é mais vendido e quando tem menos saída.
## Utilize a tecnologia
Integrar todos os setores da empresa através de um [sistema de gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) que possa, inclusive, automatizar o giro de estoque, possibilita ter controle desde o momento da compra até a saída do produto da loja.
É indispensável contar com a tecnologia para esse tipo de gestão aprimorada. Além de que, com sistemas especializados na gestão de estoque, será possível gerar relatórios sempre atualizados e confiáveis quanto aos números do seu negócio.
A [Sempre Tecnologia](https://sempretecnologia.com.br) oferece uma série de sistemas e softwares que integram todas as operações do seu negócio, gerando maior visibilidade do todo, evitando falhas e melhorando os resultados finais.