O que é necessário para fazer controle de custos e despesas?

Certamente o que todo empresário quer, não importando o tamanho da empresa, é que ela tenha lucratividade. Pois então, saiba que, para isso, muito mais importante que saber o que entra de dinheiro em sua empresa, é controlar também o que sai. Somente um **controle de custos e despesas** bem feito pode garantir a saúde financeira do seu negócio.

Os valores cobrados pelos serviços ou produtos fornecidos pela empresa, invariavelmente, dependem do que foi investido para sua produção ou execução. Isso torna o valor justo. E este equilíbrio depende de uma gestão de custos eficaz e que garanta sua margem de lucro e controle financeiro.

# O que é controle de custos e despesas?

Primeiramente é preciso saber a diferença entre custos e despesas. Os custos estão relacionados ao produto ou serviço oferecido pela empresa e as despesas correspondem à manutenção da atividade.

Em caso de dúvida para identificar um ou outro, basta analisar se o valor afeta ou não a produção ou a atividade da empresa. Se afetar é custo e se não afetar é despesa.

A gestão de custos e despesas garante que sua empresa gaste menos e lucre mais. Para isso, é necessário levantar todas as informações sobre a saída de dinheiro da empresa.

Esse levantamento deve fazer parte da gestão do seu negócio. Afinal, é ele que influenciará nas decisões a serem tomadas a respeito de novos investimentos ou corte de gastos. Tudo o que entra e sai da empresa deve, portanto, deve ser registrado e controlado.

# Custos fixos e variáveis

Mas não basta apenas registrar os gastos. É fundamental saber diferenciar aqueles que ocorrem todos os meses com um valor fixo dos que sofrem alguma variação. Ou seja, é preciso classificá-los em custos fixos e variáveis.

Custo fixo é aquele que faz parte da rotina, que ocorre todos os meses, independentemente do volume de vendas da empresa. Pagamento de salários, fornecedores, aluguel, água e luz são considerados custos fixos. Embora, possam ter pequena variação de valor.

Já o custo variável é aquele, como o próprio nome já diz, que pode variar de valor, dependendo das vendas. Ele é utilizado para produção ou comercialização do produto ou serviço. Por exemplo, matéria prima, impostos, comissões, contratação de novos colaboradores, etc.

# Como garantir o controle de custos e despesas?

A partir do registro dos gastos, você consegue diferenciar os investimentos que estão sendo desnecessários daqueles que precisam de atenção. O controle de gastos vai fornecer a visão necessária sobre o desempenho e rentabilidade de sua empresa, auxiliando nas operações como um todo.

Importante que essa gestão seja feita mensalmente, criando um histórico das contas, que poderá demonstrar a comparação entre gastos e receitas, permitindo chegar a um percentual financeiro confiável.

Como ferramentas para realizar esse controle você pode usar planilhas ou mesmo contratar alguma empresa ou software que realize essa função. Com esse controle você consegue facilmente visualizar e analisar onde está sua maior parcela de gastos.

A partir destas informações você consegue identificar despesas que podem ser reduzidas e chegar à conclusão sobre quais mudanças podem ser realizadas no processo ou se há urgência quanto ao corte de supérfluos.

# Cuidado com a queda de produtividade

Tome cuidado com decisões que possam trazer prejuízos, como corte radical de funcionários ou redução de salários. Isso pode gerar insatisfação e queda na produtividade. Analise quais gastos podem ser cortados sem comprometer a lucratividade da empresa.

É fundamental manter esse controle atualizado, lançando cada nova despesa. Uma gestão financeira necessita de disciplina e equipe capaz para realizar e analisar todos os processos financeiros, detalhando nos devidos registros.

Isso dará visibilidade para oportunidades de novos investimentos que garantam o crescimento da empresa. Neste contexto, a parceria com uma [empresa especializada em gestão financeira](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-de-gestao-empresarial-como-escolher-o-melhor/) pode ser o suporte ideal para garantir crescimento, produtividade e lucratividade ao seu negócio.

Compartilhe: