A cada venda realizada ou devolução de mercadoria há um item obrigatório: a nota fiscal. No entanto, a partir da necessidade de acompanhar as tendências tecnológicas junto a um novo mercado consumidor, tornou-se essencial adotar um modelo estruturado de informações, aposentando o velho bloco de notas fiscais. Isso ajudou com que a Secretaria da Fazenda fizesse um movimento gradual de implantação da obrigatoriedade da nota fiscal eletrônica (NF-e) em todos os segmentos da economia.
A NF-e é um documento online com validade fiscal e jurídica. Sua geração serve para o registro de diversas operações nas empresas, substituindo o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).
# Qual o melhor meio de emitir nota fiscal eletrônica?
Hoje é oferecida uma série de alternativas para emissão de NF-e e os sistemas emissores podem ou não serem integrados com a contabilidade. Um emissor de NF-e pode auxiliar seu negócio pois ajuda a eliminar riscos e outros transtornos desnecessários ao propiciar a geração de documentos com segurança. Ele também pode contar com integração às plataformas de contabilidade ou sistemas de gestão comercial, além de facilitar o armazenamento das notas, uma obrigatoriedade pelo prazo de cinco anos.
# Fique atento aos requisitos de uma boa solução para seu negócio
Avalie as necessidades e especificidades da sua empresa antes de adquirir uma ferramenta. Se você não conta com espaço, uma alternativa pode ser os servidores em nuvem, que asseguram o armazenamento dos documentos sem ocupar espaço físico ou de outros equipamentos, como computadores.
Não se esqueça de que boas soluções devem ser: simples, de fácil usabilidade, o mais completa possível e preferencialmente integrável a outros sistemas para facilitar a rotina diária.
Sistemas para emissão de nota fiscal eletrônica devem priorizar algumas funcionalidades como:
Permitir uma rápida compilação de dados da empresa, clientes e serviço/produto, de acordo com o formato exigido pela Secretaria da Fazenda;
Permitir o acompanhamento do documento enviado, indicando se foi: aprovado, rejeitado ou negado;
Possibilitar o cancelamento, substituição ou inclusão de correção causada por divergência nas notas geradas;
Disponibilizar de suporte para informações contábeis, além de suporte para implantação.
A sua empresa já utiliza uma solução para nota fiscal eletrônica? Compartilhe sua experiência com a gente no espaço para os comentários!