Imposto de renda pessoa jurídica: saiba o que é IRPJ

Da mesma forma que as pessoas físicas, é dever de quase todas as organizações realizar as declarações de imposto regularmente, por meio do Imposto de Renda Pessoa Jurídica dentro do prazo estabelecido. Por isso saber o que é IRPJ e como ele funciona é tão importante, pois suas taxas e contribuições fazem parte do que deve ser pago ao governo todo ano.

Além disso, é crucial que as companhias realizem um bom [planejamento tributário](https://sempretecnologia.com.br/saude-financeira-da-empresa-e-sua-importancia/). Com isso, o negócio conseguirá encontrar formas legais de reduzir as cargas fiscais impostas à pessoa jurídica e se manter regularizado. E para evitar que a sua empresa caia na malha fina, reunimos algumas informações acerca dessas tributações. Confira!

# Do que se trata o IRPJ?
O IRPJ deve ser cobrado especificamente à todas as empresas com cadastros jurídicos. Os tipos de negócios inclusos nessa contribuição são aqueles pertencentes a sociedades mistas, em estado de falência, regularizadas ou não, pertencentes ao estado e companhias rurais. Esse imposto é tributado a partir das [arrecadações anuais](https://sempretecnologia.com.br/dicas-analise-de-fluxo-de-caixa/) dos empreendimentos, excluindo somente organizações científicas, culturais, filantrópicas e recreativas.

# Quando ele deve ser pago?
Normalmente, o imposto para pessoa jurídica é cobrado trimestralmente, com datas limite para o fim de março, junho, setembro e dezembro. Esses limites só serão alterados em caso de cancelamento do negócio ou fusão entre empreendimentos. Para realizar a declaração tributária, o contador da empresa deve gerar uma guia chamada de DARF — Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

# Como esse imposto é calculado?
Além de entender o que é IRPJ, também é preciso compreender sua aplicação. As taxas geradas diferem os modelos de tributação. No geral, as empresas devem pagar 15% de todo o lucro obtido no ano recorrente. Contudo, um percentual de 10% deverá ser adicionado à essa alíquota, caso os valores dos lucros mensais forem maiores do que R$20.000,00.

# Quais são os modelos de tributação?
## Simples Nacional
Essa categoria tributária engloba micro e pequenas empresas, além de empreendimentos individuais. Diferente dos outros modelos de IRPJ, o imposto do simples nacional já está incluso nas notas fiscais [emitidas pelo negócio](https://sempretecnologia.com.br/como-emitir-nota-fiscal-eletronica-no-df/), sendo pagos por uma única via com taxa fixa, chamada de DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

## Lucro Real
As instituições que se encaixam no lucro real são aquelas que possuem ganhos e/ou rendimentos de capital vindos do exterior, como sociedades de crédito, corretoras de título, bancos comerciais, entre outros. O valor tributário cobrado deve representar 15% dos lucros anuais da empresa, podendo ser pago mensalmente, trimestralmente ou anualmente.

## Lucro Presumido
Para se enquadrar nesse modelo tributário, as empresas precisam gerar um faturamento anual entre 4 e 78 milhões de reais, exceto aquelas que atuam no mercado financeiro, usufruem de benefícios fiscais e possuem rendimentos oriundos do exterior. Os negócios que fazem uso dessa tributação não precisam comprovar os os resultados alcançados.

A alíquota aplicada por este imposto representa 1,6% a 32% do faturamento anual da empresa, dependendo dos valores. A partir disso, é adicionada a porcentagem de 15%, correspondente ao IRPJ, que deve ser pago trimestralmente.

## Lucro Arbitrado
Essa categoria de tributação é aplicada às organizações que não se encaixam em nenhuma das modalidades citadas acima. Para cobrar o IRPJ nessa situação, um percentual de 15% sobre o lucro obtido é exercido, com um adicional de 10%, caso os valores trimestrais ultrapassarem R$60.000,00.

Apesar da extrema importância de realizar [gestão financeira](https://sempretecnologia.com.br/entenda-porque-e-como-adotar-gestao-financeira-para-empresas/) e manter o negócio regularizado, muitas empresas ainda negligenciam essa tarefa. Fazer a declaração periódica dos impostos pode melhorar os resultados de uma organização e reduzir os custos de tributação. Por isso, cuide para que essa obrigação não seja esquecida, ok?

E agora que você já entendeu o que é IRPJ, continue acompanhando o [nosso blog](https://sempretecnologia.com.br/noticias/) para ter acesso a mais conteúdos como este! Ah, se o material foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas. Até o próximo conteúdo!

Compartilhe: