Para que uma empresa possa garantir o bom atendimento de sua clientela e manter a lucratividade, é importante que ela tenha uma **gestão de estoque** eficaz. Contar com sistemas seguros para um gerenciamento de estoque atualizado automaticamente a cada venda é fundamental.
Afinal, um estoque bem organizado e controlado permite a continuidade do negócio e a disponibilidade de mercadoria para o consumidor. Mas para conquistar tudo isso, algumas ferramentas, providências e métodos são necessários. Saiba mais!
# Por que a gestão de estoque é tão importante?
O estoque não é apenas um lugar físico onde você vai empilhar os produtos para serem comercializados no varejo ou a matéria-prima que usa para a fabricação dos seus produtos. Trata-se de um espaço que precisa passar um controle rigoroso para evitar desperdícios, falta de mercadoria ou material, e até furtos.
Com um estoque bem gerenciado você pode identificar o movimento de entrada e saída de mercadorias, qual a demanda de cada produto, quais que não têm rotatividade, e demais informações que possibilitarão tomadas de decisão alinhadas com a lucratividade da empresa.
# Níveis de estoque gerenciáveis
O estoque pode ser dividido de acordo com os seguintes níveis. Acompanhe:
## Estoque máximo:
É o limite máximo do que pode ser estocado. Trata-se de um item ao qual muitas vezes não é dada a devida importância. Mas esse delimitador é fundamental porque vai garantir o uso adequado do espaço físico, evitar que produtos percam a validade ou estraguem e que fiquem mercadorias encalhadas.
## Estoque intermediário:
São peças extras que ficam disponíveis para a redução nos próximos pedidos ou que têm a função de cobrir possíveis variações de vendas ou produção.
## Estoque mínimo:
É uma reserva mínima de produtos, mantida para casos de demanda excepcional. É essa reserva que protege o estoque contra o risco de ruptura, ou seja, evita que falte produto para atender o cliente. Importante que ele seja bem administrado para que não se torne gatilho de pedido de compra.
## Estoque de segurança:
Semelhante ao estoque mínimo, serve para garantir o nível de estoque suficiente para atender a demanda diante de variações ou de atrasos na reposição do produto.
# Como manter uma gestão de estoque eficaz?
Alguns pontos são vitais para que o seu estoque seja bem administrado. Veja o que fazer:
## Automatize os processos de sua empresa
A **implantação de um sistema de gestão empresarial** é fundamental para o gerenciamento de todos os setores da empresa, inclusive do estoque. Com esse sistema você terá a integração de todos os processos, tornando as atividades mais seguras e eficazes.
Você será capaz, ainda, de evitar falhas e atrasos no atendimento das demandas. Não perca tempo e [transforme a gestão da sua empresa com o SempreGESTOR](https://sempretecnologia.com.br/transforme-a-gestao-da-sua-empresa-com-o-sempregestor/).
## Planeje seu estoque
Um bom planejamento lhe ajudará a ter um estoque mais justo e fácil de ser controlado. Com ele suas compras serão realizadas conforme demanda exata de material e produtos, evitando acúmulos desnecessários e favorecendo o giro de mercadorias. Isso garante também que seu cliente tenha sempre o produto que necessita à disposição, aumentando seu volume de venda.
Aqui novamente você pode contar com a [tecnologia que facilita: invista em automação comercial!](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-que-facilita-invista-em-automacao-comercial/) Este sistema vai fazer todo o controle de entradas e saídas. Além de fornecer as informações necessárias para as demais áreas da empresa, favorecendo um melhor controle de compras baseado na visualização das vendas.
## Mantenha parceria com bons fornecedores
A parceria com fornecedores é uma relação que deve ser baseada no respeito e na confiança. Não basta apenas procurar pelo mais barato. É importante você manter em seu cadastro fornecedores que honrem os compromissos firmados, ofereçam mercadoria de qualidade e preço justo e garantam as entregas dentro do prazo.