Fazer uma boa gestão de cobrança e oferecer boas formas de pagamento, como cartão ou boleto, é fundamental para atrair mais clientes, reduzir a inadimplência do seu negócio e melhorar a saúde financeira da sua empresa.
Cobrar por cartão de crédito pode ser ótimo para sua empresa. Porém, oferecendo boleto bancário você terá mais chances de atingir grande parte da população. Então o que pode ser mais vantajoso para sua empresa? Cobrar por cartão ou boleto? Continue acompanhando o artigo para descobrir!
# Gestão de cobrança: cartão ou boleto?
## Cartão de crédito
O número de brasileiros que possuem cartão de crédito vem aumentando a cada ano. Só no primeiro trimestre de 2021, esse crescimento foi de 12,8%, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
O cartão é útil tanto para pagamentos de grandes quantias, quanto para pequenas compras. Uma das principais vantagens desse modo de pagamento é a comodidade e segurança, tanto para a empresa, quanto para o consumidor.
Para a empresa, ajuda na redução da inadimplência, já que uma vez que a cobrança não é efetivada, o débito fica com a administradora do cartão, e não com a empresa. Além disso, o cartão de crédito permite ao empreendedor ter uma previsão da receita, essencial para um planejamento financeiro eficiente.
Em contraponto, a cobrança por crédito pode não ser muito inclusiva. Apesar do aumento do uso entre os brasileiros, grande parte da população ainda não possui cartão de crédito. Outra desvantagem são as taxas pagas pelas empresas às operadoras de cartão e administradoras, que variam de acordo com a operadora, mas que em geral são mais elevadas que as taxas dos boletos.
## Boleto bancário
O boleto bancário é um método de pagamento mais popular e mais barato para as empresas, como informamos anteriormente. Segundo pesquisa do E-commerce Brasil, em parceria com o SEBRAE, 75% dos consumidores optam por pagar as contas através desse método de pagamento.
A popularidade dos boletos se dá por diversos fatores: não é necessário que o consumidor tenha crédito em bancos, possuem taxas mais baixas que outros métodos de pagamento e são simples de serem emitidos. Para realizar uma compra por boleto, nem é preciso ter conta em banco. E a cobrança pode ser enviada por e-mail ou SMS, facilitando ainda mais a cobrança.
Apesar de ser bem atrativo à primeira vista, a cobrança por boleto também tem suas desvantagens. Quando você cobra através desse método, fica mais fácil do cliente desistir da compra. Quando um cliente imprime ou gera o boleto online, não há confirmação de que ele, efetivamente, irá realizar o pagamento.
Essa incerteza da cobrança pode aumentar as taxas de inadimplência e a demora da confirmação do pagamento, aumenta os dias até o recebimento do valor. Desde 2018, os boletos também se tornaram mais seguros, já que são obrigados a apresentar CPF ou CNPJ do beneficiário e do pagador, além do valor a ser cobrado e a data de vencimento do documento.
# Qual é o melhor?
Os dois modelos de pagamento possuem vantagens e desvantagens. Para definir qual é a melhor escolha para sua empresa, é preciso ter em mente seu público-alvo e modelo de negócios.
Para atingir um número maior de clientes, o ideal é oferecer ambas as soluções de pagamento. O cartão ou boleto podem ser boas escolhas para sua empresa, inclusive para pagamentos recorrentes.
O pagamento recorrente permite a automatização da cobrança de seus clientes, ou seja, quando você precisa cobrar o mesmo valor, todos os meses, a recorrência é o modelo de cobrança mais indicado.
Além de tornar todo o processo de cobrança mais fácil, tanto para a empresa quanto para os consumidores, também é ótimo para diminuir a inadimplência e fidelizar clientes. O cartão ou boleto podem ser usados para fazer cobranças recorrentes e já são utilizados por diversos segmentos, como associações comerciais e de classe, centros de ensino e pequenos centros comerciais de cobrança de aluguel.