Análise de fluxo de caixa: dicas para realizar com agilidade

Garantir a saúde financeira das empresas é uma questão de vida ou morte em tempos de crise econômica. Uma das ferramentas mais importantes nesta empreitada é o controle de fluxo de caixa, ou seja, o registro de entradas e saídas monetárias, em intervalo de tempo definido. Porém, mais do que documentar a movimentação é preciso fazer a análise de fluxo de caixa a partir dos indicadores da empresa para uma gestão financeira eficiente.

Segundo o Sebrae, o fluxo de caixa é uma ferramenta de planejamento que permite ao empresário traçar estratégias rumo ao crescimento do negócio, fundamentando decisões assertivas e minimizando problemas futuros como falta de caixa, descontrole de entradas e saídas futuras e perda de capital de giro. Mas para que não se torne apenas um amontoado de dados, o caixa deve ser analisado. Antes que você se desespere diante de tantos e variados números, nós preparamos dicas para agilizar a sua análise do fluxo de caixa.

# Como preparar a análise do fluxo de caixa?

Começando pelo início – ou seja, criando um fluxo de caixa que permita a projeção da movimentação financeira em longo prazo e ofereça um panorama de todos os elementos que integram a operação, essenciais para a análise de fluxo de caixa.

## Plano de Contas
Classifique as receitas e despesas, definindo a origem de todo ganho e a finalidade de todo gasto, por meio de categorias que devem ser discriminadas por meio de tabelas.

## Plataforma
Os [sistemas de gestão financeira](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) despontam como alternativa mais eficiente ao controle de caixa, por unificar as funcionalidades necessárias à gestão financeira. As planilhas eletrônicas também contribuem para o documentar o fluxo de caixa.

## Lançamentos
Escolhida a plataforma, crie tabelas semanais, quinzenais ou mensais segundo o Plano de Contas e realize os lançamentos de pagamentos e recebimentos, de preferência, diariamente.

## Fechamento
O resultado do fluxo de caixa, ou seja, a previsão de saldo de caixa, é a diferença entre o total dos recebimento e pagamentos realizados no período.

# Soluções para agilizar a análise de fluxo de caixa

## Análise de gráficos
A categorização criada no Plano de Gastos permite a criação de gráficos para uma breve análise dos resultados financeiros do período, segundo determinados filtros como receitas, despesas, contas a pagar e contas a receber, para a identificação de tendências.

## Análise do DRE
Análise das movimentações financeiras segundo o período que deveriam ter sido concretizadas, a partir da análise de receitas, custos e despesas permite o detalhamento rápido da lucratividade do negócio em determinado exercício.

## Ferramentas de organização
Uma análise específica dos centros de custos, do controle de bancos, das formas de pagamento, de clientes e fornecedores, segundo a categorização do Plano de Contas, contribui para uma visão geral do negócio de forma rápida.

## Sistemas de gestão
Todas as análises anteriores são unificadas por sistemas de gestão financeira, como o [SempreGESTOR](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/), que combinam a facilidade no preenchimento e leitura descomplicada de dados, além de gerar gráficos, análises e relatórios completos, automaticamente.

Sua empresa já conta com ferramentas de análise de fluxo de caixa eficientes? Conheça as soluções de gestão financeira ágeis e descomplicadas da [Sempre Tecnologia!](https://sempretecnologia.com.br)

Compartilhe: