Os anos 2020 e 2021 foram desafiadores, mas que fomentaram o crescimento do interesse pelo empreendedorismo. Muitos negócios abriram, mas muitos também fecharam e uma das principais causas do fechamento está no despreparo desses novos empresários, que fazem uma má gestão ou investem em áreas que não estão tão em alta.
# Trouxemos para você uma lista de negócios que são tendência em 2022, fique por dentro:
## Importação de Produtos ?
Não preciso de bola de cristal para saber que você já comprou ou ganhou algum produto vindo da china. Isso é um fato! A China é dona da maior fatia de produção do mercado e é inevitável fugir disso. Claro que, outros países fazem parte da lista das grandes produções e não podem ser descartadas.
Hoje, desde de eletrônicos, capas e acessórios para celulares e tablets, brinquedos, maquiagem, roupas, itens de decoração e utensílios em geral são trazidos de fora e existe uma grande demanda nacional, por isso, o setor de importação de produtos pode ser uma boa opção para quem deseja empreender.
## Infoprodutos ?
“Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.” – Blaise Pascal
Hoje você consegue aprender qualquer coisa na internet, pois a produção de conteúdo, principalmente no âmbito da educação, está mais em alta do que nunca. De conteúdos básicos aos mais avançados, a procura é cada vez maior. E sabia que esse também é um mercado rentável?
## É possível produzir e comercializar itens virtuais, como:
– Cursos online;
– E-books;
– Audiobooks;
– Infográficos;
– Apostilas;
– Videoaulas;
– Aplicativos;
– Livros;
– Músicas.
O interessante que qualquer pessoa, que possua alguma habilidade, pode explorar esse nicho. Ela poderá criá-lo ou até mesmo contratar alguém para produzir e comercializar.
Uma das vantagens é que o custo para produzir é infinitamente menor quando comparado a uma versão física, por exemplo. Além do material, também tem uma economia em relação ao frete e estoque, por exemplo.
No entanto, embora seja promissor, analise sempre se o seu infoproduto tem mercado e adesão das pessoas.
## Setor Alimentício ?
Alguém com fome ai? Um setor que está sempre em alta é o alimentício. Afinal de contas, todo ser humano precisa de comida para sobreviver. Bem, e existem várias maneiras de explorá-lo e isso é uma grande vantagem.
Para iniciar esse tipo de negócio não é preciso investir muito dinheiro e, por isso, é um dos nichos mais procurados entre os micro e pequenos empreendedores. A pessoa pode começar aos poucos, vendendo para a vizinhança e conhecidos, e ir crescendo ao longo do tempo.
Grandes marcas começaram na cozinha de casa, sabia? Com um bom planejamento é possível tornar um simples negócio em uma grande potência do mercado.
Essa é uma ideia de negócio que pode contar com um espaço físico, como restaurante, lanchonete, barraquinha, foodtruck, empório, delicatessen, entre outros.
Não deseja investir em um estabelecimento físico? Não tem problema. Poderá contar apenas com o regime de entrega.
## Telemedicina ?
Uma das atividades mais antigas no mundo também está em alta. De todos na lista apresentada, é considerado um dos mais em alta em 2022.
A mudança comportamental das pessoas, que estão em busca de produtos menos industrializados, tem levado a um crescimento na procura por itens artesanais.
A preocupação com o meio ambiente também é um fator que vem influenciando na maneira na qual consumimos. Produtos que tenham um valor agregado e, principalmente, com uma proposta ecológica estão entre as principais apostas.
Isso inclui artigos de decoração, roupas, acessórios, bolsas e até mesmo alimentos. É uma boa oportunidade de negócio para quem é artesão ou deseja ter uma loja especializada nesses artigos.
## Consultoria de Marketing Digital ?
O marketing digital é uma forte tendência. Diante disso, cresce a necessidade das marcas e empresas contratarem profissionais especializados nessa área.
Esse é o momento para quem domina o assunto, e possui certa experiência, fazer bons negócios. A pessoa poderá atuar tanto de forma independente, prestando serviços, como também criar a sua própria agência.
As empresas estão cada vez mais contratando consultores de marketing digital. Esse profissional é responsável em orientar na hora de implementar as estratégias de vendas e crescimento na internet. Uma das atividades mais antigas no mundo também está em alta. De todos na lista apresentada, é considerado um dos mais em alta em 2022.
## Franquias ?
Esse pode não ser uma novidade, mas merece uma atenção. O setor de franquias ainda segue como uma boa aposta para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais consolidado no mercado.
Depois de uma forte queda em 2020, o setor voltou a reagir positivamente e deve seguir nessa curvatura de crescimento em 2022. Contudo, lembre-se e esteja sempre atento aos nichos que estão mais em alta.
## Educação ?
Com a pandemia, o ensino passou a ser remoto. Com isso, houve uma queda no desempenho dos estudantes. Para não comprometer o aprendizado, muitos pais resolveram aderir alternativas para reforçar os estudos.
Quem possui experiência nesse ramo poderá investir empresas que prestam o serviço de aulas particulares para crianças e adolescentes. A vantagem é que requer um investimento mais baixo, comparado a outros segmentos, e pode trazer um bom retorno a curto prazo.
## Alimentação em Casa ?
Você tem o costume ou já pediu comida em casa? Esse ato aumentou nos últimos 2 anos?
Com o delivery em alta, investir em franquias de marcas de alimentos que entregam em domicílio. O investimento inicial varia, começando na faixa dos R$70 mil. O retorno costuma acontecer em um ano.
## Farmácias ?
Um dos setores que mais faturaram nos últimos anos foi o farmacêutico. As redes de farmácias estão querendo ampliar cada vez mais os seus negócios.
Contudo, esse é um dos investimentos mais altos dessa lista. Os valores iniciais ficam em torno de R$200 mil com um retorno médio de dois anos.
## Clube de Assinaturas ?
Sabia que o setor de clube de assinatura já é responsável pela movimentação de mais de R$1 bilhão por ano no Brasil? Um dos motivos é que ele permite a estruturação de quase todos os tipos de negócios.
Isso porque ele consiste em oferecer produtos e/ou serviços para os seus membros, que pagam mensalidades para usufruir dos benefícios. E tem atraído a atenção dos investidores, fazendo com que o segmento esteja em alta. É indicado para quem deseja ter receita recorrente de forma mais simples e rápida.
## Estética ?
Outro setor que segue em alta é o de estética. A prova disso é que o Brasil está entre os três maiores países do mundo que consomem produtos e serviços de beleza e bem-estar.
## Englobam essa lista vários modelos de empreendimentos, dentre eles:
– Cabeleireiro;
– Manicure e pedicure;
– Design de sobrancelha;
– Estética corporal;
– Massagem;
– SPA;
– Limpeza e cuidados com a pele;
– Depilação.
Engana-se que o mercado se limite apenas as mulheres. Os homens estão cada vez mais vaidosos e buscando por serviços de cabelo, barba e pele. Esse, inclusive, pode ser um nicho a ser explorado, uma vez que a concorrência ainda é infinitamente menor do que a do público feminino.
Esse tipo de mercado não se limita apenas a um espaço físico. O profissional especializado poderá atender em domicílio.
_Fontes: SEBRAE, EXAME, meio&mensagem, UOU_
Conheça os nossos Sistemas Web para Gestão Empresarial! [Clique aqui](https://sempretecnologia.com.br).