A demonstração do fluxo de caixa (DFC) é um [relatório financeiro](https://sempretecnologia.com.br/saude-financeira-da-empresa-e-sua-importancia/) importante e que usa como base algumas informações do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e também informações do Balanço Patrimonial.
Para entender melhor para que serve, quais são os benefícios e os métodos usados, prossiga com a leitura do nosso conteúdo.
Boa leitura.
# Demonstração do Fluxo de Caixa: entenda
Antes de tudo, é fundamental entender ao certo o que é e como acontece para que você tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Este demonstrativo é importante já que mostra as entradas e as saídas de dinheiro do caixa (contas bancárias + caixa) e também os equivalentes de caixa em um período determinado.
Estas informações são usadas de forma conjunta com outras informações contidas nas demonstrações contábeis, que auxiliam os usuários na avaliação da capacidade de [gerar fluxos de caixa](https://sempretecnologia.com.br/dicas-analise-de-fluxo-de-caixa/) positivos, com o objetivo de atender às obrigações, bem como pagar dívidas e acionistas,por exemplo.
# Divisão do Fluxo de Caixa
Para garantir a DFC, é importante dividir três atividades, que são:
## Atividades operacionais
Neste ponto é importante informar receitas e também gastos de atividades relacionadas a produção de entregas de serviços e bens. Geralmente, são transações contidas na DRE.
## Atividades de investimento
Já as atividades de investimento normalmente são relacionadas com o aumento e também diminuição dos ativos do balanço patrimonial, onde a empresa produz bens e serviços, compra e venda de participações em outras empresas, em equipamentos, entre outros.
## Atividades de financiamento
Por último, mas não menos importante, estão as atividades de financiamento. Este é o ponto onde são incluídos os financiamentos de credores e empréstimos da empresa à curto prazo.
# Métodos de apresentação do DFC
Existem dois métodos de apresentação disponíveis do DFC que são: indireto e o direto.
## Indireto
O método indireto [consiste diretamente](https://sempretecnologia.com.br/problemas-com-controle-de-estoque-e-inventario-conheca-vantagens-de-sistemas-integrados/) na demonstração dos recursos que são provenientes das atividades operacionais. Estes recursos são gerados a partir do lucro líquido, ajustados nos itens que podem afetar o resultado, como exaustão, depreciação e amortização, mas que de modo geral não modificam o caixa da empresa.
## Direto
Já o método direto é onde a DFC evidencia os recebimentos e pagamentos decorridos de atividades operacionais do negócio, bem como apresenta os componentes do fluxo de valores brutos.
Para que a apresentação deste método se torne exata, é fundamental apresentar os seguintes recebimentos e pagamentos:
Juros e dividendos recebidos;
Recebimento por clientes;
Imposto de renda – pago;
Juros pagos;
Pagamento de colaboradores e fornecedores;
Outras informações relevantes sobre pagamentos.
## Quais são os benefícios das informações sobre Fluxo de Caixa
Dentre os principais benefícios estão:
Possibilita de forma direta o uso das informações históricas sobre fluxo de caixa;
Aumenta a comparabilidade dos relatórios de desempenho operacional, já que elimina os efeitos decorrentes do uso de distintos tratamentos contábeis;
Auxilia na avaliação da capacidade do negócio em produzir recursos de caixa e também valores equivalentes;
Auxilia no desenvolvimento de modelos para comparar e avaliar o valor presente e futuro de caixa de empresas diferentes.
## Informações relevantes
Um fluxo de caixa negativo mostra que a empresa está gastando mais do que a receita permite, o que é extremamente importante avaliar; Quando o fluxo está positivo, é uma indicação que a empresa está cumprindo com as obrigações fiscais e mantendo um equilíbrio nas contas.
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a compreender bem o que é a demonstração do fluxo de caixa. Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e informe outros empreendedores. Até o próximo!