O **contador** é figura fundamental para as organizações. Além de controlar as contas da empresa, é ele que faz a ligação entre o negócio e as obrigações com o governo. A globalização e o avanço tecnológico têm tornado o mercado muito mais acelerado influenciando também o **fluxo de trabalho em escritório contábil**.
É por isso que algumas medidas são necessárias para auxiliar a organização nos processos. Entre estas medidas está a adoção de sistemas de gestão e **automação comercial**, que tornam os processos mais ágeis e muito menos passíveis de erros.
# Rotina do contador
Todos os meses, os mesmos processos precisam ser entregues pela contabilidade. São impostos, tributos, movimentações, conciliações e relatórios. A maioria com prazos estabelecidos que, se não forem cumpridos, geram multas.
Controlar e organizar toda essa rotina exige conhecimento, prática e ferramentas certas. Saber delegar tarefas, ter um mapeamento das atividades que devem ser desenvolvidas de acordo com prioridades e contar com recursos tecnológicos que facilitem a manutenção desta rotina podem otimizar os resultados e evitar erros, garantindo a qualidade do fluxo de trabalho.
# 4 Passos para organizar o fluxo de trabalho em escritório contábil
## 1º. Passo: Planejar
Essencial em todos os setores, o planejamento possibilita a visão do todo e a definição de estratégias para o cumprimento das tarefas no exato tempo em que devem ser elaboradas.
A gestão do tempo é uma das ferramentas de planejamento das atividades. É ela que vai garantir a organização da rotina e o cumprimento dos prazos, com menores chances de erro e de necessidade de retrabalho.
## 2º Passo: Gerenciar
Depois de elaborado o planejamento da rotina, o contador deverá fazer o gerenciamento das atividades. Para isso ele pode dispor de vários sistemas e parcerias disponíveis no mercado que auxiliam os escritórios contábeis a tornar os processos rápidos e eficientes.
O [sistema de gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-de-gestao-empresarial-como-escolher-o-melhor/) é a ferramenta que apresenta uma série de funcionalidades voltadas ao gerenciamento das atividades e organização da empresa.
Conhecido como ERP – Enterprise Resource Planning, seu objetivo é fazer a integração dos setores da empresa na web. Isso possibilita a visualização dos processos em todas as áreas, articulando melhor o trabalho, inclusive para a contabilidade.
## 3º Passo: Controlar
Por ser a área responsável por prestar contas dos resultados da empresa junto ao Fisco, a contabilidade deve estar rigorosamente em dia com as obrigações impostas pelo governo.
Controlar todos esses processos não é tarefa fácil. Um bom sistema de automação comercial pode contribuir com esse controle.
A [automação comercial](https://sempretecnologia.com.br/qual-e-a-importancia-da-automacao-comercial-sempre-tecnologia/), como o nome já diz, automatiza as tarefas rotineiras, minimizando falhas e proporcionando eficiência e rapidez aos processos. Este sistema pode controlar desde estoques, passando por atividades de tesouraria até o controle fiscal.
Por ser desenvolvido dentro da legislação fiscal, o software de automação faz o acompanhamento e atendimento destas obrigações, a emissão de cupons fiscais, e integra todos os sistemas, contribuindo para a gestão financeira e facilitando a rotina da contabilidade.
## 4º Passo: Usar as ferramentas certas
Além dos sistemas e softwares de gerenciamento e controle, existe uma série de ferramentas voltadas para a emissão de documentos. Adotá-las é uma maneira eficaz de garantir a qualidade na rotina de trabalho.
O [Certificado Digital](https://sempretecnologia.com.br/guia-do-certificado-digital-tudo-o-que-voce-precisa-saber-ao-adquirir-um/), por exemplo, é um avanço tecnológico que veio para garantir maior segurança nos processos online, reduzir custos e evitar fraudes.
Com o e-CNPJ é possível consultar os serviços da Receita Federal, emitir comprovantes e demonstrativos contábeis e fiscais, tudo com agilidade e segurança.
Ter um software para emissão de NF-e, além de estar se tornando obrigatoriedade, também é uma maneira de beneficiar o fluxo de trabalho. Este software faz a integração e otimização dos processos, garantindo a emissão da documentação necessária com agilidade e menor possibilidade de erro.
E, melhor de tudo, dentro das obrigações impostas pelo Fisco. Os documentos podem ser enviados diretamente aos órgãos competentes, evitando atrasos, fraudes ou multas.
Com esses passos, certamente o fluxo de trabalho do escritório contábil se torna muito melhor.
**Gostou? Então, para otimizar seu trabalho torne-se um parceiro da [Sempre Tecnologia](https://sempretecnologia.com.br/contador/) e usufrua todos os benefícios!**