Não importa o tamanho da sua empresa e segmento em que atua. Para garantir a [saúde financeira do seu negócio](https://sempretecnologia.com.br/saude-financeira-da-empresa-e-sua-importancia/), é necessário ter uma contabilidade em dia. Para facilitar essa tarefa, o **Plano de Contas** deve ser bem estruturado.
O Plano de Contas nada mais é do que os lançamentos de entradas e saídas dos recursos financeiros. Esse registro é importante porque funciona como base para efetivar as demonstrações contábeis — como o Balanço Patrimonial, por exemplo —, que, por sua vez, servem para fundamentar as melhores decisões. Mas como montar um? Acompanhe o artigo!
# Flexibilidade garante inclusão de novas contas
Existem ferramentas que são essenciais para um Plano de Contas personalizado e sempre atualizado. O detalhamento desse plano vai depender do tipo de atividade econômica realizada pela empresa em questão e outras variáveis.
Não necessariamente ele precisa ser profundamente detalhado. Afinal, nem existem regras que estabeleçam um número mínimo ou máximo de contas. Mas é fundamental que o formato seja flexível de modo a permitir a inclusão de novas contas ou retirada das que não fazem mais sentido.
Antes do passo a passo de como montar um Plano de Contas, vamos ver juntos alguns aspectos desse importante recurso organizacional.
O formato do seu Plano de Contas deve estar alinhado com os princípios intrínsecos à contabilidade e atender as normas de elaboração do Balanço Patrimonial; **Seu plano de contas deve suprir a administração da empresa quanto aos dados financeiros e contábeis. Isso para que os gestores possam [controlar custos e despesas](https://sempretecnologia.com.br/o-que-e-necessario-para-fazer-controle-de-custos-e-despesas/) e tomar as decisões estratégicas para o negócio, seja elas sobre novos investimentos, redução de gastos, ampliações, tudo que possa alavancar os resultados positivos;**
Os responsáveis pelo lançamento dos créditos e débitos devem saber para que serve cada conta do Plano; Atente-se, ainda, às exigências externas de bancos, possíveis investidores, fornecedores, legislações e do Leão do Imposto de Renda, entre outras instituições de relacionamento.
# Saiba como montar um Plano de Contas
**Passo 1** – Os grupos principais precisam ser categorizados atendendo a legislação. Devem, portanto, constar os seguintes itens:
## Ativo
– Circulante;
– Não circulante;
– Realizável a longo prazo;
– Investimentos;
– Imobilizado;
– Intangível.
## Passivo
– Circulante;
– Não circulante;
– Patrimônio líquido.
## Contas de resultado
– Receitas;
– Despesas.
**Passo 2** – Utilize um código numérico que atenda às necessidades da contabilidade. A codificação numérica é a mais utilizada pelos softwares de contabilidade;
**Passo 3** – Estabeleça um formato que permita lançamentos nas contas e subcontas específicas, conforme determinam a legislação e as Normas de Contabilidade;
**Passo 4** – Levando em conta que quanto mais simples for o seu plano de contas, maior a facilidade para gerenciá-lo, parta do princípio de que as Receitas (créditos) envolvem a venda de produtos e/ou serviços e aluguel de produtos. As contas de Receitas podem, também, ser classificadas por linhas de produtos;
**Passo 5** – Lembre-se de que as Despesas sempre têm mais subdivisões que as Receitas. Inclua itens como manutenção de computadores e outros equipamentos; aluguel e taxas de condomínio do imóvel ocupado pela empresa; transportes, salários e benefícios dos colaboradores; pagamento de duplicatas, impostos e outras taxas; contas de água, luz, esgoto, IPTU, varrição e alimentação.
# Facilite os lançamentos no planos de contas
Agora que você já sabe a importância do plano de contas como base organizacional da sua empresa, confira nossas [dicas sobre como fazer a análise do fluxo de caixa](https://sempretecnologia.com.br/dicas-analise-de-fluxo-de-caixa/).
Avalie, também, a possibilidade de contar com um software específico para facilitar os lançamentos no planos de contas, garantindo que a equipe de colaboradores envolvida nessa tarefa tenha mais tempo livre para outras atividades que agreguem valor.