Como emitir nota fiscal eletrônica no DF

Emitir nota fiscal eletrônica corretamente é mais uma garantia de que sua empresa estará de acordo com as obrigações fiscais. Embora ainda não seja obrigatória para toda as empresas, a NF-e traz diversos benefícios em uma transação comercial, que vão desde a economia com materiais até um controle dos processos mais eficaz. No entanto, **emitir nota fiscal eletrônica no DF** pode ser um processo um tanto complexo para quem não está acostumado.

Como já abordamos aqui no blog, emissores gratuitos podem até ser uma alternativa, porém nem sempre irão atender a todas as demandas do seu negócio. Independentemente do sistema que você escolher, elaboramos um passo a passo que você deve seguir se quiser emitir NF-e em sua empresa.

## Como emitir nota fiscal eletrônica no DF
Veja, abaixo, o que você precisa para emitir a NF-e na sua empresa:

## 1. Descubra o tipo de enquadramento da sua empresa
Você é MEI ou está enquadrado no Simples Nacional? Saber qual é a natureza da sua organização é fundamental já que as regras são diferentes de acordo com os regimes de tributação, que são definidos na abertura da empresa. Caso não saiba, recomendamos que consulte seu contador, profissional adequado para orientá-lo sobre o cenário e o tipo de nota que pode ser emitida.

## 2. Obtenha um certificado digital
A nota fiscal eletrônica deve ter uma assinatura digital, já que sem ela não é possível confirmar sua autenticidade e provar, legalmente, que foi determinada empresa que emitiu, de fato, a nota. Além disso, o certificado digital é necessário em duas etapas da emissão:

Na assinatura digital do documento eletrônico; Na transmissão do documento eletrônico para a Secretaria da Fazenda.

Para adquirir um certificado digital você deve ir a alguma franquia do Cartório Mais, na Associação dos Contabilistas de sua cidade, em uma agência dos Correios ou mesmo na internet. O importante é que seja uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP), devendo ser do tipo A1 ou A3. Caso sua empresa possua vários estabelecimentos que irão emitir NF-e, não se preocupe. Não será necessário adquirir um certificado digital para cada estabelecimento.

## 3. Faça o credenciamento na SEFAZ
Antes de emitir nota fiscal eletrônica no DF, você precisará se cadastrar na Secretaria de Estado da Fazenda onde sua empresa está instalada. O cadastro é simples mas recomendamos que você peça ajuda de um contador de confiança que conheça a legislação local. Se tiver dúvidas, poderá optar pela modalidade de credenciamento “homologação”, que é um tipo de teste que permite que suas notas não sejam enviadas oficialmente. Assim que sua empresa estiver pronta, é só alterar a opção de credenciamento para “Em produção”.

Para mais informações sobre o credenciamento na SEFAZ do Distrito Federal, acesse: [http://dec.fazenda.df.gov.br/](http://dec.fazenda.df.gov.br/).

## 4. Escolha um emissor de NF-e
Está quase tudo pronto para sua empresa começar a emitir notas fiscais de forma eletrônica. Agora, é chegada a etapa de escolha do software gerador de notas fiscais eletrônicas. O DF oferece gratuitamente o download de sistemas no site da Secretaria de Fazenda. No entanto, essa ferramenta possui muitas limitações, começando pela falta de integração com o sistema financeiro das empresas. Organizações que emitem muitas notas fiscais não deveriam utilizá-lo, já que o sistema exige que as informações das NF-es sejam digitadas novamente no sistema de faturamento, gerando trabalho redobrado.

Qual emissor escolher, então? Há várias soluções no mercado com custo reduzido e que facilitam a gestão dos documentos. Escolha aquele que seja adequado às peculiaridades e ao orçamento da sua empresa. E, claro, de um fornecedor com credibilidade e que ofereça o suporte necessário.

Pronto para começar a **emitir nota fiscal eletrônica no DF**? Se você ainda tiver dúvidas, [converse com nossa equipe](https://sempretecnologia.com.br/contato/) ou deixe sua pergunta nos comentários.

Compartilhe: