Como definir objetivos e metas do seu negócio?

Um empresário de alta performance deve saber qual o objetivo do seu **negócio**, aonde ele quer chegar e buscar sempre o desenvolvimento da empresa, ao invés de ficar apenas “apagando incêndio”.

Em outras palavras, para destacar o seu negócio entre os concorrentes, você deve ter bem claro quais são os seus objetivos e, a partir deles, criar metas para alcançá-los.

Não importa se você já tem um tempo de estrada ou se está engatando a primeira marcha agora. Se ainda não estabeleceu um objetivo sólido do seu negócio e traçou as metas para conquistar esse alvo, está na hora de parar no acostamento e fazer esse importante planejamento.

# Objetivos
Os objetivos são a alma do seu negócio. Eles definem o que você quer desenvolver, o que vai produzir e aonde quer chegar. Você precisa ter isso claramente em sua mente até para conseguir envolver a sua equipe no mesmo planejamento. É como se você contasse a história do futuro do seu negócio.

Como exemplo, imagine que sua empresa tenha com um dos objetivos principais inovar em todos os processos de trabalho. Essa deve ser a principal ideia por trás de todo o negócio e que deve ser clara para o cliente. Logo, um funcionário sugere implantar um projeto de uma grande empresa já bastante difundido. Caso o objetivo citado não fosse claro, a ideia poderia ser aprovada por toda a equipe, afinal se trata de uma solução que já funciona. Diante um objetivo claro, a resposta é apenas uma: essa ação nos aproxima ou nos afasta do nosso principal objetivo de inovar?

Com definições precisas, será possível alinhar cada passo da empresa rumo aos seus objetivos. Para isso, recomenda-se que os objetivos sejam arquivados e compartilhados entre toda a equipe. Será muito importante revisá-los sempre que necessário.

Como trilhar um caminho rumo aos objetivos? É aí que entram as metas. Acompanhe!

# Como definir metas para o seu negócio
Se as metas são o guia para trilhar o caminho até o objetivo, elas devem ser claras. Afinal, ninguém gosta de viajar durante a noite, por estradas desconhecidas, sem luz e sem mapa, não é mesmo?

As metas também precisam ser tangíveis, com prazos de realização, e responsáveis. Confira algumas dicas para levar em conta na hora de definir metas:

## Simplifique
Não coloque grandes metas logo de uma vez. Divida em pequenas partes que sejam mais fáceis de realizar. Simplificando as metas, você monitora de forma mais fácil.

## Dever cumprido
Ainda, com o estabelecimento de metas mais simples, você consegue chegar ao fim de determinado período com pelo menos uma meta cumprida. Isso dá a sensação de que está conseguindo cumprir aquilo que determinou, além de motivar para seguir em frente e bater a próxima.

## Prazos
É importante estabelecer prazos para cada meta. Isso faz com que você mantenha o foco, tanto nos objetivos, quanto nas metas, sem desviar atenção com atividades que não estão aderentes a eles.

Esses prazos podem ser curtos, médios ou longos, dependendo do grau de dificuldade de cada meta. O importante aqui é que eles sejam estabelecidos levando em consideração o tempo necessário para o cumprimento das metas definidas. Atenção: definir prazos impossíveis de serem cumpridos gerará desgaste, desmotivação e, provavelmente, um abandono de toda meta. Avalie todas as variáveis que envolvem a conquista da meta para definir o tempo correto para ela.

## Habilidades e recursos
A partir do momento que você tem suas metas estabelecidas, conseguirá identificar conhecimentos e habilidades deficientes e que precisam ser desenvolvidos. Com isso, deverá avaliar se essa necessidade vai ser suprida com aprendizagem ou com recursos externos.

Aqui vale uma dica fundamental: a automatização dos processos da sua empresa facilita a realização das tarefas diárias, deixando você com mais tempo livre para atuar de forma estratégica e não tão operacional.

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# Empresário de alta performance
Você vai perceber que, além de ser um guia, o fato de estabelecer cuidadosamente objetivos e metas, faz de você um verdadeiro empreendedor.

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