Muitas tarefas para poucas pessoas. Muitas vezes, essa é a realidade da pequena empresa. A solução para esse dilema é criar uma **equipe de alta performance**, que saiba exatamente quais atividades devem ser prioridade para a empresa crescer e obter lucratividade.
Uma equipe motivada e proativa é fundamental para o crescimento da pequena empresa. Afinal, quanto mais os colaboradores estiverem capacitados para conduzir suas tarefas, melhor para o negócio.
Atrair, despertar e reter talentos pode não ser tão fácil, pois exige algumas atitudes por parte da liderança. Porém, quando os gestores seguem algumas dicas, é possível sim ter uma equipe altamente desenvolvida e engajada com os objetivos da empresa. E produtiva.
# Como criar uma equipe de alta performance
## Visão da empresa:
Mesmo uma pequena empresa deve ter sua Visão do Negócio. É fundamental que o líder saiba compartilhar esse propósito com os colaboradores do seu time para engajá-los e transformar a ideia em realidade. Todos os discursos e as ações devem estar alinhados com essa visão a fim de garantir o comprometimento da equipe.
## Objetivos claros:
Se você quer cobrar resultados, precisa deixar claro o que espera de cada colaborador. O diálogo aberto e metas bem definidas são fundamentais para a performance da equipe, principalmente se ela for desafiada e estimulada constantemente a trazer novas soluções para a empresa.
## Confiança:
Relacionamentos baseados na confiança permitem maior desenvolvimento da equipe. Quando os membros percebem que podem confiar uns nos outros e na gestão, alcançam níveis mais elevados de criatividade, inovação e comprometimento. Por outro lado, a falta de confiança leva à retenção das ideias e a questionamentos. E isso impacta negativamente no clima organizacional e a criatividade para a resolução de problemas.
## Treinamento e desenvolvimento:
Investir em qualificação por meio de treinamento e desenvolvimento é sempre uma excelente maneira de manter a equipe motivada. Muitas vezes, até mais que bons salários. Permita que seus colaboradores se desenvolvam e apliquem seus talentos, habilidades e conhecimentos para alcançar os melhores resultados para o negócio.
## Desafios:
Pensar fora da caixa, quebrar paradigmas, focar em avanços. Esses são desafios que devem ser lançados à equipe em uma pequena empresa. Soluções diferenciadas e criativas podem oferecer maior oportunidade de crescimento e desenvolvimento, tanto à equipe quanto à empresa.
## Reuniões de análise:
Não pense que, porque a equipe é pequena, os assuntos são resolvidos no momento em que surgem e não há necessidade de reunir o pessoal para analisar progressos e discutir problemas.
Equipes de alta performance adotam novas formas de participar de reuniões de análise, trazendo sugestões e resultados favoráveis. A visão e os objetivos devem ser relembrados nesses encontros. O andamento dos compromissos deve ser revisado e, se necessário, novas metas estabelecidas. É o momento para que cada um expresse seus pensamentos e suas dificuldades.
## Remuneração justa:
Mesmo que não seja visto como o principal, é importante que a equipe perceba que o salário e os benefícios são compatíveis com o desempenho das funções. Criar um plano de cargos e salários justo e transparente permite a percepção de que os colaboradores são beneficiados de acordo com os resultados alcançados.
Promova um canal para receber feedback e opiniões sobre situações que possam estar incomodando os colaboradores. Ouvir a equipe também a mantém motivada.
## Ferramentas de trabalho:
Para que sua equipe alcance a alta performance, ela vai necessitar de ferramentas e softwares que tornem seu trabalho mais eficaz e rápido. Isso auxilia, sobremaneira, a otimização dos processos, garantindo o bom desempenho e minimizando erros ou corrigindo-os mais rapidamente quando ocorrem.
Com metas claras, confiança, investimento nos recursos humanos e ferramentas adequadas, mesmo uma pequena empresa pode elevar o nível de capacitação de seus colaboradores e torná-los uma equipe de alta performance, engajada, motivada e disposta a elevar a produtividade e lucratividade do negócio.