Em qualquer empresa, entre todas as preocupações, a maior é sempre **atrair clientes** novos e fidelizar os atuais, assegurando assim seu crescimento ao longo do tempo. No seu **escritório contábil** não é diferente, certo?
# Escritório contábil: Como se sustentar no mercado competitivo?
É preciso cuidado ao estabelecer metas e programar prazos. Afinal, é complexo — mas não impossível —, garantir a sustentabilidade do seu negócio. A chave do sucesso está em conquistar sempre novos nichos em um mercado cada vez mais competitivo e em um cenário econômico instável como o atual.
Às vezes, uma pequena diferença no atendimento, por exemplo, pode fazer com que um escritório contábil se sobressaia entre os demais. É bom realizar, periodicamente, uma pesquisa de mercado e comparar os diferenciais do seu negócio com os dos seus concorrentes.
A especialização em um certo tipo de atividade, como o atendimento prioritário a escritórios de advocacia ou a pequenas e médias empresas ou, ainda, a startups, por exemplo, também é recomendado pelos especialistas.
Escolhido o nicho, é hora de capacitar ao máximo seus colaboradores para um perfeito atendimento e com o máximo de produtividade possível.
# Dicas para escritório contábil atrair clientes
Primeiramente, use um nome que chame a atenção. Ele deve ser forte e inspirar confiança. Tenha um logotipo bem produzido com cores agradáveis. Isso traduz a personalidade única do seu escritório aos seus clientes. Tenha softwares especializados no segmento que você atende e sempre atualizados. Cuide do aprimoramento técnico de toda a equipe. É fundamental que seus colaboradores sejam especialistas em determinadas funções. Um bom atendimento, baseado em conhecimentos específicos, sempre é reconhecido. Tenha agilidade e acuracidade no envio de informações e documentos (virtual e pessoalmente, se for o caso). Escolha uma localização acessível e privilegiada, de preferência com estacionamento. Invista em marketing digital para ter presença qualificada nas mídias sociais. Trabalhe com transparência e ética. Garanta a qualidade de todos os serviços prestados. Mantenha boas referências comerciais e econômicas.
Com essas iniciativas, é possível atrair clientes e crescer, demonstrando a utilidade e competência de sua assessoria.
# Conquistando confiança
Para conquistar clientes, é importante definir o perfil de quem você pode e quer atender. Um vez conquistado, coloque à disposição do cliente quem será o contato dentro do escritório contábil.
Você pode optar por atender empresas particulares, governamentais, públicas ou privadas. A partir dessa escolha, defina que tipos de serviços você vai prestar.
Para procurar e atrair novos clientes, use e abuse da Internet. Tendo um perfil definido, como já dissemos, fica mais fácil atrair a atenção deles para sua empresa.
Procure também aparecer em sites de entidades de classe patronais e associações comerciais. E garanta que seus atuais clientes também recebam materiais para mostrar que estão satisfeitos e indicar seu escritório contábil para outros contatos que também precisem de assessoria.
# Quem não é visto não é lembrado
O site do seu escritório contábil também merece uma atenção especial. Hoje em dia, do mesmo modo que você procura novos clientes pela internet, clientes em potencial pesquisam por assessoria. Daí a importância de ter sempre um site atualizado e bem explicativo.
Outra importante medida para chamar a atenção de potenciais clientes é a criação de um blog no seu site com assuntos pertinentes à sua área de atuação. E que possam interessar e atrair os consumidores dos seus serviços.
Quando eles perceberem que seu blog tem conteúdos ricos e interessantes, com certeza novos clientes passam a interagir com seu escritório contábil de forma que você possa cadastrá-los e convidá-los para um contato mais formal.
Participar de palestras e eventos é sempre compensador. Nesses encontros, você pode atrair clientes e se tornar mais conhecido.
Hoje nos dedicamos a explicar o que fazer para atrair clientes. Confira também quais os erros que afastam clientes de um escritório contábil.
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