A cobrança automatizada é uma forma de robotizar todos os pagamentos recorrentes que uma empresa recebe. Ou seja, toda vez que você consome algo de forma recorrente e esse pagamento é feito de forma automática para a empresa, seja semanal, mensal ou anualmente, ocorre uma cobrança automatizada.
Há setores em que a cobrança é naturalmente recorrente, como serviços de streaming, academias, universidades e escolas, planos e seguros, e muitos outros. Já outros, oferecem a cobrança automatizada como um diferencial, além das outras opções de pagamento, como empreendimentos alimentícios, distribuidoras e outros pontos de venda.
Para saber mais sobre esse tipo de cobrança e como implementá-la em sua empresa, acompanhe o artigo até o final.
# Por que usar a cobrança automatizada na sua empresa
A cobrança recorrente pode ser manual ou automatizada, sendo que a última oferece muito mais vantagens, tanto para a empresa, quanto para o cliente. Confira cinco deles a seguir.
## 1) Maior produtividade
Boa parte das tarefas de uma organização estão relacionadas, direta ou indiretamente, ao financeiro. A cobrança manual torna-se impraticável quando falamos de pagamentos recorrentes de centenas ou até milhares de clientes, causando um grande impacto na produtividade dos funcionários.
Imagine os pais de todos os alunos de uma escola precisarem comparecer à tesouraria mensalmente, muitos deles no mesmo dia, para efetuar a cobrança com dinheiro vivo. Não é bom nem para o cliente, nem para a empresa, que precisa gerenciar todos os pagamentos.
Além disso, ao automatizar suas cobranças, os processos internos se tornam mais fáceis, seguros e ágeis, reduzindo os erros e liberando a equipe para a realização de outras tarefas.
## 2) Redução da taxa de inadimplência
A cobrança automatizada reduz as chances de inadimplência dos clientes, já que grande parte dos pagamentos atrasados ocorrem por puro esquecimento. Ao utilizar uma plataforma de cobrança, a empresa consegue enviar faturas e avisos de forma automática, como lembretes da proximidade da validade do pagamento ou se o prazo já estiver expirado.
Dessa maneira, a porcentagem de quitações sobe consideravelmente e assim, é possível fazer uma previsão do faturamento e se planejar melhor para os meses futuros, beneficiando toda a saúde financeira da empresa.
## 3) Dados elaborados e previsão para a tomada de decisão
Uma das maiores dificuldades de algumas empresas é projetar o futuro e tomar melhores decisões a partir desses dados. Com as cobranças automatizadas esse cenário pode ser alterado, já que os softwares de cobrança oferecem uma série de informações e de dados concretos que podem ser usados no planejamento estratégico do negócio.
## 4) Redução de custos
Automatizando suas cobranças, tudo passa a ser feito pela internet, sem a necessidade de realizar postagens físicas pelos Correios. Essa simples mudança já pode gerar uma grande diferença nos custos, além de reduzir o tempo das cobranças atrasadas.
## 5) Maior faturamento
O aumento do faturamento pode ocorrer por diversos motivos. Um deles é o fato de que, facilitando o pagamento, mais pessoas vão querer contratar seu serviço ou adquirir seus produtos. Somando a isso, os lembretes e avisos garantem mais quitações em dia, aumentando as entradas no caixa.
Além disso, a cobrança automatizada possibilita um relacionamento duradouro com o cliente já que garante a continuidade do fornecimento do produto, serviço ou acesso. Outro benefício é o conforto e a praticidade. Todos esses benefícios se tornam diferenciais na hora de atrair mais clientes ou mesmo manter os que a empresa já tem.
# Como implementar um sistema de cobrança automatizada?
A primeira etapa é encontrar um bom sistema de gestão de mensalidades. A Sempre Tecnologia oferece o melhor da gestão de faturamento e financeiro, com emissão de boletos em lote, envio automático por e-mail e cobrança automatizada, otimizando o fluxo de trabalho de empresas com recebíveis recorrentes.
## Entre as vantagens desta plataforma estão:
– Relatórios gerenciais
– Alertas automáticos
– Integração com a área de contabilidade
– Organização por cliente
– Suporte na implementação
– E muito mais!
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