O relatório Estabilidade Financeira Global, elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), classifica como alto o nível de endividamento das empresas brasileiras. Isso mostra a importância de ter um controle financeiro rigoroso, prevenindo falhas e auxiliando nas tomadas de decisão.
Se você ainda está no tempo das planilhas para controlar suas finanças, saiba que já existe uma maneira bem mais prática e segura de organizar suas contas: o controle financeiro online. Além de facilitar a operação, ele ainda oferece uma série de benefícios. Para saber mais, acompanhe este artigo.
# O que é controle financeiro?
A vida da empresa depende do [controle financeiro](https://sempretecnologia.com.br/o-que-e-necessario-para-fazer-controle-de-custos-e-despesas/). Afinal, todo negócio tem o objetivo de lucrar. Mas, para que o resultado esperado seja alcançado, é necessário saber exatamente quanto sai e quanto entra.
É esse controle que vai identificar despesas e receitas, que demandam uma definição sobre investimentos e destinação de cada centavo. O controle financeiro proporciona, ainda, a visão geral de informações importantes, como:
Benefícios e salários dos colaboradores;
Lucratividade ou prejuízo de produtos;
Custos da operação;
Orçamento;
Contas a pagar e a receber.
# Benefícios do controle financeiro online
Você pode fazer tudo isso utilizando a internet, por meio de softwares, armazenamento em nuvem ou parceria com uma empresa especializada.
Usando o controle financeiro online, todo o trabalho de gestão de seus recursos fica mais fácil e efetivo, já que se evitam possíveis falhas e esquecimento de algum dado importante.
Os benefícios oferecidos pelo controle online são vários. Veja agora alguns deles:
## Relacionamento com bancos:
Empresas que fazem uso da tecnologia facilitam o relacionamento com os bancos. Isso ajuda a evitar atrasos nos pagamentos e, consequentemente, multas, taxas e juros sobre empréstimos e outros processos bancários.
## Integração de recursos:
No método manual, acumulam-se planilhas cujas informações ainda terão que ser “cruzadas” entre os diversos setores envolvidos. Com o sistema online, todos os recursos movimentados são integrados entre si, facilitando a identificação e a gestão.
## Emissão de boletos:
O registro de boletos é obrigatório. Por tratar-se de uma das formas de pagamento mais utilizadas, se houver falha no controle financeiro, consequentemente esse registro se tornará inviável.
## Contabilidade:
A [contabilidade](https://sempretecnologia.com.br/dicas-empresa-de-contabilidade-produtividade/) evoluiu e deixou de ser uma área que apenas registra impostos. Hoje é praticamente impossível uma empresa controlar finanças sem a utilização de tecnologia, que, além de oferecer melhores métodos de controle, facilita processos muito trabalhosos e permite o monitoramento das contas a distância.
## Armazenamento em nuvem:
É o fim dos arquivos em papel e em diversos computadores. Com o armazenamento em nuvem, não há necessidade de utilização de espaço físico para arquivos. Os registros trabalhistas e fiscais são organizados eletronicamente, tanto na nuvem, quanto em servidores, proporcionando facilidade e segurança.
## Notas fiscais:
Ponto fundamental na gestão financeira, a [emissão de notas fiscais](https://sempretecnologia.com.br/principais-duvidas-sobre-nota-fiscal-eletronica-o-que-voce-deve-saber/) exige controle rigoroso já que tudo que entra e sai da empresa deve ser acompanhado por esses documentos. Além do controle de faturamento, as notas fiscais também são a ligação entre a empresa e o Fisco.
A emissão incorreta de notas fiscais gera problemas e multa. A Receita Federal está cada vez mais informatizando a escrituração fiscal e contábil através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Empresas que não se adequarem às NF-e (notas fiscais eletrônicas), por exemplo, não terão como atuar.
Concluindo: para crescer em meio a tantas exigências, prazos e processos, é necessário que a empresa tenha um controle financeiro online. Um sistema especialmente desenvolvido para controlar finanças pode traçar um diagnóstico da saúde financeira da empresa e direcionar a tomada de decisões estratégicas.
No entanto, para evitar problemas com seus dados, um sistema como esse deve ser desenvolvido por um especialista, como a Sempre Tecnologia, que trabalha diretamente na busca de soluções utilizando softwares e outras inovações digitais que melhorem os processos e, portanto, os resultados das empresas.