No Brasil todos os dias são abertas várias micro ou pequenas empresas, seja pelo vislumbre de uma oportunidade de negócio, seja pela necessidade de obter uma fonte de renda (o que ocorre em maior escala). Mas nem todo pequeno empreendedor está preparado ou tem o conhecimento necessário para fazer a **gestão financeira** de sua empresa, o que pode levar a algumas dificuldades sérias.
Fazer a gestão financeira de uma empresa é planejar, executar, analisar e controlar as atividades financeiras do negócio, buscando obter o melhor resultado possível no menor período de tempo.
# Gestão financeira: dificuldades mais frequentes
Sem dinheiro, uma empresa, seja que porte for, não sobrevive. Mas se ela for micro ou pequena, os recursos devem ser controlados de maneira ainda mais severa e organizada.
Vamos ver algumas dificuldades enfrentadas por empreendedores e o que fazer para garantir a [saúde financeira](https://sempretecnologia.com.br/saude-financeira-da-empresa-e-sua-importancia/) de sua pequena empresa.
## Legislação tributária
Todos sabemos que a burocracia ainda é um grande empecilho em nosso país e a legislação tributária não foge à regra. Apesar do sistema já estar bastante modernizado com a automatização de vários processos, é necessário ter conhecimento específico sobre a legislação tributária federal, estadual e municipal.
Tudo para não incorrer em erros e deixar de pagar impostos e tributos, o que pode levar à pesadas multas e sanções.
Para auxiliar nesse emaranhado de leis, a contratação de um contador é essencial, mesmo para a pequena e média empresa. Além de cuidar de toda parte contábil, ele pode ser um forte aliado na gestão financeira como um todo, atuando muitas vezes como um consultor.
## Informações sempre à mão
Manter todas as informações bem organizadas e sempre à disposição é fundamental. Não saber a quantas anda o saldo do caixa, o valor de contas existentes a pagar ou receber, como está o estoque de mercadorias, volume de vendas, deixa o empreendedor totalmente perdido. Lamentavelmente esse é um cenário que ocorre em grande parte das pequenas empresas.
Para não cair nessa armadilha, é essencial registrar todos os movimentos financeiros. A tarefa fica mais fácil, confiável e segura com a presença de softwares, sistemas e parceiros que podem contribuir muito na sistematização do [controle financeiro](https://sempretecnologia.com.br/beneficios-do-controle-financeiro-online-quais-sao/) da empresa.
## (Des)Controle do Caixa
Um erro bastante comum cometido por pequenos empresários e que acaba gerando bastante dificuldade na gestão financeira é não controlar de maneira eficiente o [fluxo de caixa](https://sempretecnologia.com.br/demonstracao-do-fluxo-de-caixa-entenda-os-metodos/).
Isso ocorre pela falta de administração das entradas e saídas do dinheiro ou por misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro de despesas particulares. Com a implantação de um sistema que faça a gestão financeira de sua empresa, fica muito mais fácil controlar e manter o registro do fluxo de caixa.
## Análise dos resultados
O dono do negócio precisa estar sempre atento aos [resultados mensais](https://sempretecnologia.com.br/fechamento-mensal-o-que-e-importante-levar-em-consideracao/), para saber:
Onde e quanto é possível investir;
Se a empresa dispõe de recursos em caixa;
Se há a necessidade de aporte financeiro;
Identificar se os tributos estão sendo pagos de forma correta;
Como andam as vendas;
Controlar o estoque.
Sem um sistema que possa integralizar todos os setores da empresa e permitir uma visualização de todos os processos fica difícil reunir informações para manter este controle.
A solução está na aquisição de um [sistema de gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) que, entre outros processos, irá beneficiar grandemente a gestão financeira e permitir ao empreendedor uma visão estratégica do negócio.
A melhor maneira de superar as dificuldades na administração e tornar sua empresa rentável e produtiva, é aprimorar o conhecimento, cercar-se de bons parceiros e utilizar sistemas alinhados com as melhores práticas de gestão financeira e de negócio disponíveis no mercado.