Vivemos uma verdadeira onda de empreendedorismo. Cada vez mais as pessoas estão pensando em **abrir uma empresa**. Mas, para isso, é necessário reunir alguns documentos e tomar várias providências. Também é obrigatório que contrate um contador, responsável por escriturar e assinar os livros contábeis da sua empresa.
O contator é o profissional ideal para ajudar em tudo o que é preciso, tanto no início, quanto na continuidade do negócio. Vamos saber mais sobre isso?
# Qual o papel do contador?
O contador é peça fundamental em uma empresa, por menor que ela seja. Ele tem o conhecimento e experiência para orientar e reunir os documentos necessários para a abertura da empresa. Também conhece os trâmites que devem ser seguidos e entende a legislação atual e suas atualizações. Afinal, [abrir uma empresa](https://sempretecnologia.com.br/quero-ser-empreendedor-mas-sera-que-vale-pena/) envolve:
1. Planejamento;
2. Divisão e participação societária (no caso de possuir sócios);
3. Levantamento do capital social;
4. Tipo de tributação que implicará sobre a empresa.
E o contador é o profissional capacitado para administrar todos esses assuntos e garantir todos os controles diários que a empresa precisa fazer a partir do momento que estiver em funcionamento.
A partir da etapa que a empresa entra em operação, a participação do contador continua a ser imprescindível na administração dos negócios. Ele pode, inclusive, orientar sobre os sistemas de gestão empresarial voltados para a [automatização](https://sempretecnologia.com.br/qual-e-a-importancia-da-automacao-comercial-sempre-tecnologia/) dos processos e [emissão de notas fiscais](https://sempretecnologia.com.br/pequenas-empresas-como-emitir-nota-fiscal-eletronica/).
Neste sentido, não deixe de discutir com o contador sobre estes sistemas disponíveis no mercado para uma gestão mais eficiente. Uma escolha acertada neste aspeto pode fazer a diferença no sucesso ou não do seu empreendimento.
# 7 Coisas necessárias para abrir uma empresa:
Agora que você já entendeu a importância do contador, confira o que ele vai te pedir para abrir a empresa:
## 1. Registro na Junta Comercial
Este registro é a certidão de nascimento da sua empresa, ou seja, o primeiro passo a ser dado. Para dar início ao processo, você já precisa ter escolhido o nome da sua empresa. Assim, o contador pode verificar na Junta Comercial se já existe alguma outra com o mesmo nome.
Para este registro, o contador solicita os seguintes documentos:
1. Requerimento padrão da Junta Comercial;
2. Contrato social, Requerimento de Empresário Individual ou Ata de Assembleia Geral de Constituição e Estatuto, dependendo do modelo de sua empresa;
3. Cópia autenticada do documento de identidade do proprietário da empresa, sócios ou administradores;
4. Interesse das partes;
5. Objetivo da empresa;
6. Ficha de Cadastro Nacional;
7. Pagamento das taxas necessárias.
## 2. Escolha da Atividade
Antes de fazer o cadastramento do CNPJ, é necessário escolher qual será a atividade da empresa. Essa classificação é necessária para a tributação e fiscalização das atividades exercidas. Pode ser escolhida uma atividade principal e até 14 secundárias.
## 3. CNPJ
Concluído os passos acima, você recebe o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Com este documento em mãos, o contador solicitar o CNPJ da empresa. Isso pode ser feito no site da Receita Federal com o envio de alguns documentos, por correio ou entregues pessoalmente na Secretaria da Receita Federal.
## 4. Registros Municipais
1. Inscrição Municipal: é o registro na prefeitura do município onde sua empresa será instalada;
2. Alvará de Funcionamento: também deve ser solicitado na prefeitura;
3. Alvará do Corpo de Bombeiros.
## 5. Inscrição Estadual
Trata-se de um registro para empresas que atuam em comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual, que precisam ter inscrição junto ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
A inscrição pode ser feita via internet, mas é necessário um contador que tenha acesso ao sistema para solicitar a inscrição. Os seguintes documentos são necessários para a inscrição:
1. DUC (Documento Único de Cadastro);
2. DCC (Documento Complementar de Cadastro);
3. Comprovante de endereços dos sócios por meio de cópia autenticada ou original;
4. Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como por exemplo, o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel;
5. Número do cadastro fiscal do contador;
6. Comprovante de contribuinte do ISS para as prestadoras de serviços;
7. Certidão simplificada da Junta (para empresas constituídas há mais de três meses);
8. Cópia do ato constitutivo;
9. Cópia do CNPJ;
10. Cópia do alvará de funcionamento;
11. RG e CPF dos sócios.
## 6. Cadastro no INSS
Tendo ou não funcionários, após 30 dias da abertura da empresa, é necessário fazer o cadastro na Previdência para o pagamento dos tributos.
## 7. Documentos Fiscais
É necessário obter junto à prefeitura e estado, uma autorização para emissão de notas fiscais e autenticação nos livros fiscais, para que a empresa possa funcionar dentro da legalidade.
Com a ajuda de um contador, todas essas atribuições ficam bem mais simples e rápidas.