Criada para garantir que os envolvidos em transações online tenham segurança e confidencialidade de suas informações compartilhadas, o certificado online, tanto o e-CPF e e-CNPJ — certificado de pessoa física e jurídica, respectivamente —, é um documento que identifica seu titular por meio de dados cadastrais.
Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem ao certo do que se trata [essa tecnologia](https://sempretecnologia.com.br/o-que-e-nota-fiscal-eletronica-e-quem-pode-emitir/), o que lhes gera muitas dúvidas. Foi por essa razão que elaboramos este artigo. Assim, você entenderá as principais funcionalidades do certificado online, bem como suas diferenças, aplicações e maiores benefícios. Confira!
# Quais são suas principais diferenças?
Com funcionalidades parecidas, a pessoa física pode utilizar o e-CPF ao invés do CPF em atividades que vão desde assinar documentos digitais até declarar o imposto de renda. Já o e-CNPJ, assim como sua versão física, é de uso exclusivo de pessoas jurídicas, apropriado para realizar todas as [obrigações corporativas](https://sempretecnologia.com.br/sou-obrigado-emitir-nf-e-entenda-obrigatoriedade-da-nota-fiscal-eletronica/), como enviar escrituras fiscais digitais e emitir notas fiscais eletrônicas.
Para alguns documentos que exijam a assinatura do representante legal da empresa, o ideal é utilizar o e-CPF do proprietário. Contudo, para todas as outras particularidades, será necessário o uso privativo do e-CNPJ. Ou seja, para todas as atividades que podem ser realizadas de forma legal pela pessoa física, a utilização do certificado digital específico é permitido. Para as tarefas específicas da pessoa jurídica, apenas o e-CNPJ é liberado.
# Qual a aplicação desses certificados?
Com o uso crescente dos certificados digitais, todas as informações referentes às pessoas e organizações podem ser consultadas por meio da internet. Entretanto, esse acesso só é possível com a utilização do e-CPF e e-CNPJ.
Essas autenticações garantem à pessoa física diferentes serviços como agendar atendimento presencial nas agências da receita federal, verificar a sua situação fiscal, consultar e atualizar seus dados cadastrais, acessar seus extratos de declarações transmitidas, entre outros.
Para a pessoa jurídica, o e-CNPJ pode ser usado para a obtenção do GED — Gerenciamento Eletrônico de Documentos —, enviar declarações da empresa, consultar e atualizar seus dados cadastrais, emitir notas fiscais eletrônicas, consultar sua situação fiscal, emitir o [Documento Auxiliar na Nota Fiscal Eletrônica](https://sempretecnologia.com.br/emissor-gratuito-de-nf-e-quais-os-riscos/) etc.
# Quais são seus principais benefícios?
Devido à implementação do governo da emissão eletrônica de documentos fiscais, a impressão em papel desse comprovante vem caindo em desuso. E para conseguir emiti-lo virtualmente, ter o certificado digital é imprescindível. Além de identificar o emissor da nota, a certificação dá validade jurídica ao documento.
Para as empresas, os benefícios envolvem a otimização do tempo de preenchimento das notas, deixando as obrigações fiscais determinadas pela receita federal muito mais ordenadas. Os custos de impressão e envio desse documento também são reduzidos com o e-CNPJ.
No caso das pessoa físicas, as vantagens trazidas pelo e-CPF englobam a segurança na troca de informações por e-mail, a facilidade de acesso aos serviços eletrônicos governamentais e de outras instituições, além da privacidade nas transações efetuadas pela internet.
Com todas essas informações, com certeza você conseguiu compreender quais são as principais diferenças entre o e-CPF e e-CNPJ. Para obter o [documento eletrônico](https://sempretecnologia.com.br/como-emitir-nota-fiscal-eletronica-no-df/), procure uma Autoridade Certificadora credenciada e certificada pela receita federal. E, caso seja preciso, você poderá renovar o seu certificado digital por um período de 1 a 3 anos.