Principais erros e acertos na administração do capital de giro

Toda empresa, para ter continuidade nos seus negócios, precisa ter o mínimo de reserva financeira para poder pagar suas contas, fazer alguns investimentos e se prevenir contra alguma eventualidade. É o que chamamos de **capital de giro**. Para administrar esse capital, algumas medidas são necessárias. Conheça agora os principais acertos e erros dessa administração.

# Conceito de capital de giro
Capital de giro é o nome dado aos recursos financeiros que circulam na empresa. É o valor que o empreendedor precisa ter para arcar com os custos e contas do negócio.

Tem o nome de capital de giro justamente por se tratar de um ciclo. A empresa precisa ter ou receber dinheiro para pagar despesas fixas, como matéria-prima, funcionários, água, luz, telefone, etc. Acaba se tornando um movimento cíclico de entrada e saída de capital.

Para a [pequena empresa, que sofre com algumas dificuldades na gestão financeira](https://sempretecnologia.com.br/as-principais-dificuldades-na-gestao-financeira-de-uma-pequena-empresa/) pode parecer impossível ter uma reserva necessária para a manutenção do negócio. Porém, com dedicação e planejamento é possível controlar o capital de giro.

# Acertos no controle do capital de giro
Que o capital de giro é essencial para a continuidade dos negócios você já sabe, mas é fundamental saber também como calcular o valor necessário para manter esse capital saudável. Então vamos ver o [que é necessário para fazer o controle de custos e despesas](https://sempretecnologia.com.br/o-que-e-necessario-para-fazer-controle-de-custos-e-despesas/).

## Controle de caixa e bancário
Administrar bem o caixa e a conta bancária da empresa é garantir a saúde do seu capital de giro. É importante registrar todas as entradas e saídas de dinheiro. Assim, você tem condições de identificar o quanto é gasto com despesas fixas, compras de materiais e produtos para estoque e, ainda, ter uma estimativa de crescimento do negócio. Esse controle precisa ser rigoroso para evitar surpresas desagradáveis e gastos dispensáveis.

## Controle de Contas: a receber e a pagar
A tesouraria da sua empresa deve ser bem administrada para que você saiba exatamente quanto de dinheiro está saindo e qual a previsão do que vai entrar. Isso faz toda a diferença no capital de giro, pois todos esses valores registrados têm influência no montante que a empresa terá mensalmente. Conheça [nossas dicas de análise de fluxo de caixa](https://sempretecnologia.com.br/dicas-analise-de-fluxo-de-caixa/).

## Controle de vendas e estoque
O controle do que é vendido e do que está estocado também é fundamental para proporcionar uma visão do capital de giro. Com o controle das vendas é possível ter uma estimativa do valor de capital no mês e também prever os próximos meses. Isso pode trazer um pouco de tranquilidade financeira uma vez que você pode identificar o “fôlego” que seu negócio tem para sobreviver.

# Cuidado com o principal erro!
Alguns empreendedores, principalmente em pequenas empresas, subestimam o gerenciamento correto do capital de giro. Esse é o maior erro que podem cometer.

Se as práticas mencionadas acima não forem cumpridas à risca e não houver rigoroso controle das finanças, poderá ocorrer a descapitalização do negócio. Ou seja, vai faltar dinheiro tanto para possíveis investimentos no crescimento da empresa, quanto, e principalmente, para os pagamentos necessários, gerando atrasos, multas e juros.

# A tecnologia a seu favor
Para facilitar a vida do empreendedor, existem muitos recursos tecnológicos para fazer este controle do capital de giro. São [softwares e sistemas desenvolvidos para gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/), que englobam todos os processos da empresa.

Esses sistemas mostram claramente a [saúde financeira da empresa](https://sempretecnologia.com.br/saude-financeira-da-empresa-e-sua-importancia/). Com eles todos os controles são automatizados, desde a compra do produto para estoque ou da matéria prima, até o pagamento efetuado pelo cliente final. O empreendedor tem uma visão exata dos valores que entram e saem da empresa, podendo vislumbrar a lucratividade e o potencial de crescimento.

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