Cada vez mais a emissão de nota fiscal vem se tornando uma obrigatoriedade para empresas de todos os portes. Deixar de **emitir nota fiscal** te deixa sujeito a sofrer fiscalizações, além de consequências para o controle financeiro e de estoque do seu negócio.
Mas fique tranquilo, a implantação de um sistema de **automação comercial** pode facilitar muito a emissão de documentos exigidos pelos órgãos de fiscalização do governo. Veja mais sobre o assunto!
# A importância da nota fiscal
A nota fiscal é uma maneira segura para o governo fiscalizar transações comerciais no País e fazer a tributação dos devidos impostos sobre estas operações.
Sendo assim, não emitir nota fiscal pode se configurar em falsificação, adulteração ou omissão de vendas e, consequentemente, a sonegação de impostos. O que além de ilegal, dependendo do caso, pode quebrar definitivamente o negócio.
As notas, atualmente, podem ser emitidas apenas por meio eletrônico via internet. Como a Receita Federal e as secretarias estaduais têm modernizado muito seus sistemas, está cada vez mais fácil identificar quem não está contribuindo devidamente com seus tributos. Portanto, é melhor não correr riscos [e emitir corretamente as notas fiscais de sua empresa](https://sempretecnologia.com.br/qual-a-importancia-da-nf-e-para-uma-empresa/).
# Principais riscos de não emitir a nota fiscal
Para você entender melhor a importância das notas fiscais, vamos falar um pouco do que a não emissão pode acarretar para sua empresa:
## Sonegação
O artigo 1º da lei 8.137/1990 determina que a sonegação de impostos está configurada pela omissão, adulteração ou não emissão da nota fiscal em operações comerciais.
Através de auditorias realizadas pela Receita Federal ou da denúncia de consumidores e clientes, é possível a identificação dos sonegadores de impostos.
Se flagrado por sonegação de impostos, o empresário pode sofrer processo criminal e, caso condenado, pegar pena de até cinco anos de prisão.
Além da obrigatoriedade da emissão das notas fiscais, é importante que o seu armazenamento seja feito de forma que o acesso às informações seja o mais fácil e rápido possível.
## Multas
A forma mais comum de punir empresas que não emitem notas fiscais de maneira correta são as multas. Elas podem variar de 10 a 100% do valor das notas que não foram emitidas. Isso pode se transformar em valores muito altos, principalmente em se tratando de pequenas empresas.
Os órgãos fiscais possuem tecnologia e métodos capazes de identificar e localizar sonegadores. Portanto, fique atento e emita corretamente as notas fiscais.
## Perder clientes
Ninguém quer perder clientes, certo? Afinal, isso pode ser um duro golpe, independentemente do tamanho da empresa. Pois então, é melhor ter cuidado. Muitos clientes se recusam em comprar produtos ou serviços de empresas que não emitem nota fiscal.
A emissão da nota fiscal no momento da aquisição de um bem ou produto é a garantia de segurança para o consumidor. Ele sabe que se algum problema acontecer, haverá como comprovar a aquisição e reclamar seus direitos.
Além disso, em algumas cidades existem programas que incentivam o consumidor a exigir o comprovante fiscal, podendo reverter em benefícios como desconto no IPTU ou devolução de parte do valor pago na nota fiscal.
# Automação Comercial: modo descomplicado para emitir nota fiscal
A parceria com uma empresa especializada na automatização de processos pode transformar a administração do seu negócio em algo simples, garantido e eficaz.
Com a adoção do sistema de [automação comercial](https://sempretecnologia.com.br/qual-e-a-importancia-da-automacao-comercial-sempre-tecnologia/) da Sempre Tecnologia, as atividades diárias de sua empresa ou comércio se tornam mais seguras e eficientes, possibilitando inclusive a emissão das notas fiscais.
A [emissão de NFe](https://sempretecnologia.com.br/principais-duvidas-sobre-nota-fiscal-eletronica-o-que-voce-deve-saber/), além de obrigatória, pode trazer uma série de benefícios para seu negócio. Muito além da simples emissão de um documento fiscal, é possível seu armazenamento em nuvem, acesso remoto e envio das informações diretamente para os órgãos do fisco e para sua contabilidade.
**Para saber mais sobre a emissão de nota fiscal e não correr riscos, conheça [a solução da Sempre Tecnologia](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-emissao-de-nota-eletronica/).**