Guia completo da Nota Fiscal Eletrônica: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Todo novo processo sempre gera dúvidas. Com a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), elas também podem ocorrer. É por isso que elaboramos este **guia completo da Nota Fiscal Eletrônica**. Ele vai lhe ajudar a entender melhor o que é a NFe e seus benefícios.

Primeiramente, informe-se de como está a obrigação de emissão de NFe em seu Estado. Existem ainda algumas diferenças na implantação. Sendo assim, é bom você tomar conhecimento para não ficar de fora desta obrigação imposta pelo Fisco.

# Guia completo da Nota Fiscal Eletrônica
## Nota Fiscal Eletrônica: Conceito
[NFe](https://sempretecnologia.com.br/qual-a-importancia-da-nf-e-para-uma-empresa/) é um documento que só existe digitalmente. É emitida e arquivada eletronicamente. Começou a ser implantada no País, em 2006, como uma maneira do governo evitar a sonegação de impostos, promover a desburocratização no envio de notas fiscais e oferecer ao consumidor maior transparência. Tem o mesmo objetivo das notas fiscais em papel, que é registrar a compra e venda de produtos e serviços.

## Tipos de NFe
Existe mais de um tipo de NFe. Importante saber qual o modelo que melhor se aplica ao seu negócio:

NF-e – Nota Fiscal de Produto: Esta é emitida para a compra e venda de produtos, como diz o nome;

NFS-e – Nota Fiscal de Serviço: Esta é emitida para a prestação de serviços

CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico: Este documento é emitido quando há necessidade de transporte dos produtos para outra cidade ou estado;

NFC-e – Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica: é a NFe emitida digitalmente e enviada ao consumidor final via internet;

MDF-e – Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos: integra movimentações complexas e vincula vários documentos em uma única carga.

## Como preencher a NFe?
Partimos do princípio de que você já tenha um computador e acesso à internet. Você precisa ter também o certificado digital, que comprova a identidade de sua empresa na internet e mostra que ela está enviando a Nota Fiscal Eletrônica.

Para emitir a NFe, você precisa preencher os campos obrigatórios:

Emitente;

Destinatário;

Produtos ou serviços;

Nomenclatura Comum do Mercosul ou NCM;

Código Especificador de Substituição Tributária – CEST;

Tributação – para inserir corretamente os impostos, você precisa informar o CST (código de situação tributária) e origem – que você encontra no site da Sefaz;

Forma de Pagamento;

Natureza da Operação (compra, importação, transferência);

Código da Operações Ficais – CFOP – encontra no site da Sefaz;

Base de Cálculo para ICMS, ou seja, o valor da operação;

Valor total do ICMS;

Valor total dos produtos ou serviços;

Outros itens, caso necessário: valor do frete, do seguro ou demais despesas acessórias;

Valor da NF-e, englobando todas as despesas do documento;

Valor aproximado dos impostos federais, estaduais e municipais.

Depois de preencher todos os campos é só enviar a NFe. Se tudo estiver correto ela será enviada sem problema.

# Benefícios da Nota Fiscal Eletrônica
## Transparência:
Através da NFe todas os dados sobre operações comerciais são diretamente informados ao Fisco eletronicamente. Assim fica mais fácil controlar e garantir o cumprimento das obrigações fiscais. Além de eliminar toda a burocracia, risco de perda e de rasuras, que envolviam a utilização de papel.

## Agilidade contábil:
Todas as consultas podem ser feitas no portal de consulta. Com isso, a contabilidade não precisa esperar pela chegada das notas emitidas pelo cliente e também pode-se facilmente verificar se todos os impostos estão sendo devidamente recolhidos, agilizando a troca de informações.

## Acesso facilitado:
Com a Nota Fiscal Eletrônica, fica muito mais fácil solicitar a 2ª via, por exemplo. Basta consultar pela internet ou solicitar que o estabelecimento envie a NFe por e-mail, reduzindo tempo e custos.

## Investimento baixo:
Analisando o custo benefício, a implantação de um sistema para emissão de NFe torna-se muito mais vantajoso que a impressão de inúmeros blocos de notas fiscais.

O empresário deve fazer o cadastro no SEFAZ, adquirir o certificado digital e ter um sistema que possa gerar as NFes. Desta forma, ele ainda terá um sistema que trará segurança e organização na gestão do negócio.

Então, gostou deste Guia? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude seus contatos a entender mais sobre NFe.

Conheça nossos [Sistemas Web para Emissão de Nota Eletrônica](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-emissao-de-nota-eletronica/).

Compartilhe: