Deixar para depois o e-mail do cliente, oferecer cálculos tributários errados, perder o prazo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): erros que podem facilmente resultar em perdas. E qual escritório contábil pode se dar ao luxo de perder clientes em plena crise econômica?
O pós-venda é uma etapa na qual a fidelização é muito importante, sobretudo, na contratação de serviços por clientes leigos sobre as exigências legais que envolvem o negócio e, portanto, demandam assessoria completa – caso da contabilidade. Nós vamos te ajudar a identificar os três principais erros que afastam clientes do seu escritório contábil e, claro, apontar caminhos para te ajudar a eliminá-los.
# Principais reclamações de usuários de escritório contábil
## Lentidão no atendimento
“Enviei e-mail há um mês e meu problema ainda não foi resolvido”, “Levei quatro meses para que alterassem minha empresa de EI para LTDA”, “Meus dados só foram emitidos na véspera do prazo final para entrega do imposto de renda”. Reclamações como estas são comuns entre clientes de escritórios contábeis. Atitudes como não ter empatia ao lidar com os problemas dos clientes, atender apenas parcialmente às suas demandas e, principalmente, não dar retorno às solicitações desgastam a relação com a assessoria.
## Pontos a melhorar no atendimento:
Fazer um atendimento humanizado, por meio de diferentes canais para direcionar a criação de soluções rápidas e adequadas à realidade de cada empresa;
Sugerir ao cliente a contratação de [sistema de gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) que ofereça acesso ao contador, para gerenciamento online de demandas.
## Falta de planejamento
“Errei uma NF-e e tive que pagar imposto três vezes maior do que pago normalmente, mas meu escritório contábil não me avisou”. Antecipar-se a obrigações como estas para evitar imprevistos é comportamento raro no mercado contábil. Em geral, os contadores apagam incêndios por falta de planejamento, o que pode colocar em cheque a assessoria contábil, pela constante cobrança de emissões pelos clientes, quando não geram juros e multas. Afinal, por que custear um serviço especializado se, quando se precisa, ele falha?
## Pontos a melhorar o planejamento
Sugerir a adoção de um [sistema web para emissão de NF-e](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-emissao-de-nota-eletronica/) que permita o acesso exclusivo do contador, sem mediação do cliente para emissão;
Contratar profissionais proativos que possam se antecipar às demandas e oferecer soluções eficientes e rápidas para os problemas.
## Rotina pouco apurada
“Os cálculos tributários feitos por meu escritório contábil divergem dos serviços que vendo”. Em contabilidade a excelência é condição de existência, já que pequenos erros como este podem atrasar processos importantes ou gerar prejuízos financeiros aos clientes. Ter uma rotina contábil pouco apurada, que repassa cálculos errados e omite dados por falta de conhecimento técnico, pode arrasar com a credibilidade da assessoria.
## Pontos a melhorar na rotina contábil
Ter acesso ao [sistema de gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) do cliente para validar cálculos e garantir a lealdade de dados, eliminando a margem de erros; Unificar o controle de documentos, dados e prazos de obrigações fiscais dos clientes, para evitar perdas.
As reclamações de clientes de escritórios contábeis são familiares para você? Considere adotar um [sistema de gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) para oferecer um serviço de excelência e se destacar no mercado!