Como sair do controle manual de custos para um sistema online?

Todo [empresário de alta performance](https://sempretecnologia.com.br/como-ser-um-empreendedor-de-alta-performance/) sabe que, para que um negócio gere lucros crescentes, é necessário que se tenha um controle de custos constante e eficaz.

A gestão das finanças, do estoque e do [fluxo de caixa](https://sempretecnologia.com.br/dicas-analise-de-fluxo-de-caixa/), e uma boa administração periódica dos custos com produção e comercialização dos produtos e serviços, é a chave para alavancar qualquer negócio e aumentar a produtividade.

Porém, fazer esse controle de forma manual dispensa tempo e dinheiro que poderiam ser investidos em outros setores da empresa, como na modernização dos equipamentos ou para antecipar um [plano de ação](https://sempretecnologia.com.br/plano-de-acao-eficaz-para-fazer-o-seu-negocio-evoluir/) para o próximo semestre, por exemplo.

Já com um sistema de gestão online, você consegue otimizar tempo e reinvestir seus lucros em coisas que realmente importam.

Neste artigo, listamos algumas orientações para que possa sair de um controle manual para um sistema online de gestão. Acompanhe a seguir!

# Adote a tecnologia como aliada ao seu negócio
Para utilizar um [Sistema Web para Gestão Empresarial](https://sempretecnologia.com.br/solucao-web-para-gestao-empresarial-o-que-e/), o convívio da equipe com a [tecnologia](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-que-facilita-invista-em-automacao-comercial/) será diário e constante, o que irá garantir muito mais segurança no fluxo de informação e de controle da empresa.

Se necessário, invista em cursos de capacitação para você e sua equipe se familiarizarem com boas práticas de gestão empresarial. Em todo caso, vale ressaltar: existem sistemas de gestão online voltados especificamente para a pequena empresa e que são extremamente fáceis de usar.

Lembre-se: na era da tecnologia, é indispensável acompanhar as [inovações](https://sempretecnologia.com.br/qual-a-importancia-da-inovacao-no-processo-empreendedor/) do mercado para conseguir sobreviver em meio à concorrência.

Leia também: [Como a tecnologia da automação financeira pode ajudar a resolver problemas na sua empresa](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-da-automacao-financeira-resolve-problemas-na-sua-empresa/)

# Busque sistemas práticos e de fácil utilização
Migrar de um controle manual de custos para um sistema online exigirá um período de adaptação por parte de toda equipe que irá utilizá-lo. Nesse sentido, cabe à empresa encontrar a solução que mais se adequa às necessidades do seu negócio.

Um bom sistema de gestão é aquele que possui um design limpo e organizado, que possibilite o fácil acesso a todos os dados da empresa, incluindo estoque, o financeiro e o faturamento. Além disso, você pode buscar por diferenciais que potencializem a produtividade no dia a dia da sua empresa.

Por exemplo: opte por sistemas de gestão que gerem relatórios gerenciais periódicos, com base nas vendas de determinado período. Assim, você pode planejar melhor as estratégias de venda para um futuro próximo, controlar melhor seus gastos com mercadorias e equipamentos, e fazer um [plano de contas](https://sempretecnologia.com.br/como-montar-um-plano-de-contas/) de forma mais eficaz.

# Um bom sistema online integra de forma automatizada as áreas da sua empresa
Em um controle manual de custos, todos os gastos fixos e variáveis que foram feitos precisam ser minuciosamente registrados, seja em um bloco de notas ou em uma [planilha de controle financeiro](https://sempretecnologia.rds.land/planilha-de-controle-financei).

No entanto, em um sistema de gestão online, esses registros podem ser feitos de forma automática, minimizando a incidência de erro humano no registro e cálculo desses custos.

Essa automação, inclusive, refere-se à integração de informação para todas as áreas da empresa. Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, o sistema automaticamente registra a baixa do produto no estoque e o seu valor em termos de custos, impostos e faturamento.

Com a elaboração automática de relatórios baseados nesses registros, fica fácil analisar os custos de produção e manutenção do negócio, e montar estratégias para reduzir gastos ou despender mais recursos em áreas que mostraram maior carência de investimento.

# Escolha sistemas online que possuam suporte técnico qualificado e ativo
Como já foi dito, pode ser difícil no começo migrar de um controle manual de custos para um que possa ser feito de forma automatizada e online. Pode levar um tempo para o empresário e a equipe se familiarizarem com o sistema e com a tecnologia envolvida por trás do software.

Por isso, escolha um sistema de gestão que lhe permita acionar um suporte técnico sempre que achar necessário, de preferência um que tenha vários canais de comunicação com você, como telefone, e-mail e chat.

Um bom sistema de gestão online também é aquele que preza a clareza e a praticidade. Tutoriais explicativos que te instruam o que é e como fazer determinadas ações – como emitir uma [NF-e](https://sempretecnologia.com.br/guia-completo-da-nota-fiscal-eletronica-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto/) ou acessar os dados do estoque da empresa por meio de atalhos rápidos, por exemplo –, otimizam o seu tempo e facilitam que qualquer pessoa da sua equipe tenha condições mínimas para executar ações dentro do sistema.

Compartilhe:

Mais conteúdos para você!

  • assinatura digital
  • autenticação de documentos
  • certificação digital
  • certificado digital
  • contratos eletrônicos
  • ICP-Brasil
  • perícia digital
  • segurança digital
  • Sempre Tecnologia
  • validade jurídica