Em todas as empresas, a gestão de clientes é uma das várias engrenagens imprescindíveis para o sucesso. Por isso, ela precisa estar muito bem definida. De nada adianta ter inúmeros clientes se não for dada a eles a atenção que desejam.
Um bom relacionamento com clientes começa já no primeiro contato, em que eles precisam se sentir seguros com a relação. Mas, diante de todas as possíveis complicações dessa relação, a cobrança financeira costuma ser o item mais delicado. Como seria a melhor forma de lidar com **clientes inadimplentes**? Acompanhe o artigo e confira algumas dicas!
# Seu cliente merece respeito
Como em toda jornada, algumas “pedras” podem surgir no caminho. Muitos vão percorrer sem tropeçar. Outros, infelizmente, e mesmo recebendo sua atenção, vão ter algum tipo de dificuldade e deixar de cumprir o acordado. São os **clientes inadimplentes**.
Mas repare que a expressão não é somente “inadimplentes”. Eles continuam sendo “clientes”. Então, é preciso saber como lidar com eles de um modo inteligente e eficaz. Com boas estratégias, pode-se, não somente proteger sua empresa da falta de pagamento, como também tratá-los com respeito.
Sempre existiu e existirá aqueles clientes que deixam de honrar seus compromissos por costume ou até propositalmente. Mas há muitos que passam realmente por dificuldades financeiras sérias. Por isso, tenha cuidado e sensibilidade com a abordagem, ok?
# Mas, afinal, como lidar com clientes inadimplentes?
É claro que todo mundo que investe em um negócio espera que seja o mais rentável possível. Para manter sempre o fluxo de caixa positivo, espera-se um bom fluxo de vendas, alinhado aos pagamentos em dia por parte dos cliente. Confira dicas para encantar os clientes aqui.
Quando um cliente deixa de pagar por um produto ou serviço, é sempre um sinal de alerta para a empresa e, a depender do negócio, em casos que envolvem valores financeiros muito altos, a necessidade de urgência pode ser ainda maior. Mas calma. O ideal é tratar a questão com energia, mas entendendo que faz parte dos problemas inerentes a qualquer tipo de negócio. Veja algumas dicas:
Para não atrapalhar o fluxo de caixa, inclua um percentual de inadimplência predeterminado como parte do custo total do negócio. Tente sempre reduzir essa taxa de “prevenção”, mas nunca ignorá-la.
Além da prevenção, é preciso atuar na cobrança. A prevenção é essencial para evitar casos mais graves, enquanto a cobrança diminui a taxa de inadimplência, principalmente das pessoas que passam por dificuldades financeiras momentâneas.
Tenha sempre, entre as ferramentas do processos do seu negócio, o cadastro de clientes atualizado, a análise de crédito o mais detalhada possível e um planejamento de como cobrar. Sua empresa já deve ter definido como serão enviados os avisos de cobrança, com que frequência, e de que modo vai ocorrer o sistema de negociação com os clientes inadimplentes. Considere, ainda, automatizar lembretes de pagamento, antes mesmo que tenha devedores. Alguns cliente se tornam inadimplentes por mero esquecimento ou má gestão de contas.
Dependendo do tamanho do seu negócio e de sua complexidade, talvez seja difícil manter baixa a taxa de inadimplência com esforços próprios. Neste caso vale avaliar a criação de um departamento exclusivo para isso.
A melhor relação custo benefício para administrar a questão de clientes inadimplentes é fazer da tecnologia e da [automação comercial](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-que-facilita-invista-em-automacao-comercial/), duas aliadas para o seu negócio. Invista em uma empresa especializada em sistemas que faça todo o controle de limite de crédito e de clientes inadimplentes, além de outros aspectos também fundamentais à boa gestão empresarial.
# Soluções práticas e simples
A [Sempre Tecnologia](https://sempretecnologia.com.br) tem ampla experiência em manter o seu caixa sempre em dia, oferecendo diversas soluções práticas e simples para a otimização da sua gestão empresarial.
Os sistemas Web da Sempre Tecnologia controlam faturamento, estoque, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, limite de crédito e até mesmo sua relação com clientes inadimplentes. Ou seja, com esta parceria, você ganhe muito mais tempo para cuidar do core business da sua empresa.