Se você é varejista, saiba que existem **sistemas de gestão para varejo** feitos exatamente para ajudar sua loja a vender mais. Como dizem, não adianta fazer tudo igual e esperar resultados diferentes, certo?
O mercado tem se tornado mais dinâmico a cada dia que passa. Não é mais possível ficar parado no tempo. A melhor alternativa para acompanhar essa velocidade é tornar a tecnologia uma aliada do seu negócio. Então, leia este artigo e saiba como escolher um sistema para o seu varejo.
# Sistema de gestão: por que adotar um?
Com um sistema de gestão você consegue integrar todos os processos da loja de forma automatizada, o que torna as atividades diárias e a operação como um todo muito mais eficiente, segura e lucrativa.
Quantos aos segmentos, existem sistemas de gestão específicos para o varejo. Se você tem um comércio há algum tempo ou mesmo se está começando agora, é interessante entender [qual é a importância da automação comercial](https://sempretecnologia.com.br/qual-e-a-importancia-da-automacao-comercial-sempre-tecnologia/) para que o seu negócio tenha sustentabilidade no mercado.
As vantagens de utilizar um sistema de gestão para varejo são muitas. Com ele você integra as operações de vendas, compras, estoque, financeiro e demais setores que fazem parte da empresa, promovendo a comunicação e a troca de informações na mesma plataforma de forma ágil e segura.
Agora, se você está se perguntando [qual o melhor sistema de gestão para o seu varejo](https://sempretecnologia.com.br/qual-o-melhor-sistema-de-gestao-para-micro-e-pequenas-empresas/), está no lugar certo. Continue a leitura!
# Como escolher um sistema de gestão para varejo?
## 1. Planeje a implantação:
Faça um mapeamento das necessidades da sua empresa, identifique quais são as funcionalidades que o software de gestão para varejo precisa oferecer para atender da melhor maneira possível os processos da sua loja.
Existem muitas funcionalidades que podem ser agregadas em um sistema de automação comercial, como coletores de códigos de barras, de códigos de produtos em estoque, inventário, etc.
## 2. Avalie a empresa a ser contratada:
Muito importante que você pesquise o mercado antes de contratar um sistema de gestão para o seu varejo. Como existem muitas opções, você deve escolher um fornecedor que lhe ofereça o serviço mais completo, inclusive com garantia e atendimento pós-instalação.
Leve em consideração que este sistema será responsável pela emissão de documentos fiscais, como as notas de venda e pelo envio das informações ao Fisco. Portanto, deve oferecer garantia de que não haverá falhas que resultem em multas ou sanções. Diante disso, prefira uma empresa com experiência comprovada.
## 3. Verifique a estrutura do sistema de gestão:
Outro ponto a avaliar é o que o software necessita para poder rodar na estrutura da sua empresa e se é compatível com os equipamentos que você possui.
A depender da estrutura do seu negócio, da agilidade que você precisa no atendimento ao cliente, dentre outros fatores, você precisará encontrar a solução que mais se encaixa às necessidades da sua empresa.
## 4. Escolha o sistema de gestão que mais se adapta a sua realidade:
Se a [tecnologia facilita, o ideal é investir em automação comercial](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-que-facilita-invista-em-automacao-comercial/). Este tipo de sistema de automação faz a interface de todos os processos dentro de sua empresa. Conduz toda a operação, desde a entrada do pedido até o pagamento efetuado pelo cliente. Com ele você terá visibilidade de todas as atividades de todos os setores.
Você pode optar por um sistema que seja especificamente voltado para a realidade e necessidade da sua loja, como é o caso do [SempreVAREJO](https://sempretecnologia.com.br/automacao-comercial/). Ele faz desde o cadastro de clientes, fornecedores e produtos até a emissão de cupons eletrônicos e notas fiscais. Controla o estoque o fluxo de caixa e ainda é adaptável a vários segmentos de varejo com toda segurança necessária. O sistema também possui funcionalidades exclusivas para os segmentos de: vestuário e calçados; óticas; papelarias; restaurantes self-service; auto-peças e serviços; mercados; utilidades para o lar; quiosques.
Para saber mais sobre esse sistema, leia também: [SempreVAREJO: um sistema próprio para o seu comércio!](https://sempretecnologia.com.br/semprevarejo-um-sistema-proprio-para-o-seu-comercio/)