Comissão de vendas: Como definir e gerenciar?

Montar um programa de **comissão de vendas** e gerenciá-lo bem é uma das maneiras de manter os vendedores engajados ao esforço da empresa.

Nos dias atuais, em que o país enfrenta dificuldades na economia, vender não tem sido tarefa fácil. Muitas empresas, inclusive o comércio, têm buscado formas de atrair os clientes e também de motivar as equipes. Veja agora como definir a comissão de vendas para o seu negócio!

# Comissão de vendas: como definir e gerenciar?
Você pode estabelecer a comissão de vendas para sua equipe de vendedores com base em diversos parâmetros diferentes, escolhendo e aplicando aquele que for mais adequado para o seu negócio.

Nossa primeira recomendação é que você saiba a [importância de ter um software eficiente para gestão de uma empresa](https://sempretecnologia.com.br/a-importancia-de-ter-um-software-eficiente-para-gerir-bem-sua-empresa/). O sistema automatiza todos os processos, tornando mais fácil e acertada a tomada de decisões.

Com ele você consegue definir, inclusive, qual o modelo de comissão de vendas que faz mais sentido para sua equipe e fazer a gestão das comissões por vendedor, levando em conta o faturamento. Conheça alguns tipos de comissão:

## Comissão fixa ou variável
Essa deve ser a primeira definição. Sua comissão será fixa ou variável? A fixa pode oferecer alguns riscos, principalmente se os vendedores se sentirem confortáveis e não se esforçarem tanto para vender.

Já a variável, como depende exclusivamente do esforço do vendedor, pode se tornar um incentivo a mais para ele atingir os objetivos dele e da empresa.

## Por metas
Idealmente, o estabelecimento da comissão de vendas propõe algumas metas a serem cumpridas pelos vendedores. Essas metas envolvem a remuneração proposta pelo mercado de trabalho, além de considerar as comissões aplicadas por concorrentes.

A comissão pode ser calculada como parte do salário, ou seja, vendedor que atinge meta recebe o salário fixo acrescido das comissões. Normalmente a comissão leva em conta os valores recebidos pela empresa ou pelas vendas que foram efetivadas.

## Comissão com base nas vendas
Neste caso, a comissão é paga por meio de um percentual fixo por vendas. Ou, se for serviços, pelo fechamento do contrato. Essa é a forma de aplicação mais comum no mercado e o pagamento pode ser feito, tanto junto com o pagamento do salário mensal, quanto no momento em que o cliente efetua o pagamento.

É um tipo simples de ser implementado porque fica fácil o entendimento por parte dos vendedores.

## Comissão de vendas com base no faturamento
Você sabe [quais as vantagens de usar um sistema para automação comercial](https://sempretecnologia.com.br/quais-as-vantagens-de-usar-um-sistema-para-automacao-comercial/)? Com ele, o fechamento do faturamento de sua empresa se torna muito mais eficiente e rápido. Além disso, é feito o acompanhamento de todo o processo comercial, eliminando falhas e permitindo a elaboração de relatórios com rapidez e eficácia.

No caso da comissão com base no faturamento, os valores são calculados sobre as vendas efetuadas, antes do cálculo referente aos custos. Essa modalidade leva em consideração também os valores do faturamento do mês anterior.

Aqui existe a possibilidade de a empresa fixar um valor de faturamento para conceder a comissão. Isso motiva bastante os vendedores e, consequentemente, aumenta muito as vendas.

## Comissão por liquidez
A comissão por liquidez é paga somente na liquidação da venda, ou seja, quando ela for quitada. Se o vendedor faz uma venda parcelada, recebe a comissão somente quando o cliente paga a última parcela. A empresa divide com o vendedor o risco de não receber a quitação do produto.

Esse modelo facilita o controle do fluxo de caixa já que o dinheiro só sai para o vendedor depois de entrar em caixa. Também é uma maneira de estimular o vendedor a vender à vista.

# Hora da decisão
Se você está pensando em como definir ou adequar um plano de comissões de vendas na sua empresa, suportado por um sistema de gestão empresarial, descubra [como a Sempre Tecnologia pode ajudar nos seus negócios](https://sempretecnologia.com.br/como-a-sempre-tecnologia-pode-ajudar-nos-seus-negocios/).

Compartilhe: