Administrar uma empresa não é uma tarefa nada fácil, por isso trouxemos 9 dicas valiosas para quem está começando.
# 9 dicas para administrar o seu negócio:
## 1.Desperte o empreendedor que existe em você
Leia bastante! Procure livros e blogs sobre empreendedorismo, gestão financeira, gestão de estoque, vendas, RH etc.
## 2.Faça o planejamento estratégico de sua empresa e defina metas
O planejamento estratégico é imprescindível, com ele você define seus objetivos e a forma de alcança-los em determinando tempo, definindo metas possíveis de curto, médio e longo prazo.
## 3.Adote um sistema de gestão
Que seja simples de usar e que foi feito para facilitar o trabalho de empreendedores, integrando os sistemas financeiros, de estoque, de vendas e de compras como o Sempre Gestor.
## 4.Crie um plano de comunicação interna
Sua empresa precisa de integração e comunicação eficaz entre os colaboradores e funcionários.
## 5.Desenvolva seu plano de marketing
É ele que vai imprimir as ações e atuações no mercado que possibilitarão a melhor captação de clientes, o aumento de vendas e, consequentemente, dos lucros.
## 6.Controle o desempenho
A criação de indicadores e sua análise constante são essenciais para garantir uma excelente gestão.
## 7.Não descuide das finanças
Fique de olho no fluxo de caixa. Tenha sempre um bom planejamento orçamentário e procure antecipar receitas e despesas.
## 8.Promova a qualidade de vida
Adotar ações que garantam o bem estar dos seus funcionários é fundamental para manter as equipes satisfeitas e a produtividade em alta.
## 9.Invista em responsabilidade social e ambiental
Esse é o momento. Mais do que nunca, toda empresa que demonstra responsabilidade ambiental e social tem um diferencial perante seus clientes.
Esperamos que essas dicas ajudem você a caminhar melhor e a obter bons resultados.
Fonte: www.exame.abril.com.br/