Em tempos de tantas fraudes nas transações eletrônicas, a preocupação com a segurança das informações aumentou em todos os setores. Para reduzir o risco na rede, foram criadas diversas soluções, entre elas, o certificado digital. Como já abordamos aqui no blog, o certificado digital é um arquivo eletrônico que fica armazenado em uma mídia digital para provar a identidade de uma pessoa ou empresa com segurança, confidencialidade e autenticidade. Mas quais seriam, de fato, as **aplicações do certificado digital**?
## Certificado digital no Brasil
A tecnologia já passou de tendência à realidade aqui no país. De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), realizada no ano passado, mais de 71% do total do PIB (Produto Interno Bruto) arrecadado em 2015 foi gerado por meio de operações com certificação digital. Além disso, o estudo mostrou que os motivos para aderir a tecnologia ainda giram em torno das obrigatoriedades, como o Conectividade Social, a GFIP, o eSocial. Porém, este comportamento tende a mudar à medida que as empresas percebem que o certificado pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão, podendo ser utilizado para assinar contratos com fornecedores, clientes e sócios, por exemplo.
## 8 principais aplicações do certificado digital
O certificado digital veio para simplificar tanto atividades cotidianas, como reconhecimento de firmas e transações bancárias, quanto para algumas mais específicas e críticas. A presença física passa a ser substituída por transações online garantidas pelo sistema de certificação digital.
As principais atividades se referem à ações relativas a governos federal, estadual e municipal, sistema judiciário e de saúde e cartório eletrônico.
Veja alguns exemplos genéricos de **aplicações do certificado digital**:
Assinatura e envio de documentos online;
Transações bancárias;
Emissão e envio de declarações da empresa;
Assinatura de notas fiscais e conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e);
Autenticação em ambientes virtuais com segurança;.
Em suma, você poderá acessar, entre outros, os sistemas abaixo:
## 1. e-CAC
O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte possibilita ao usuário realizar diversas operações online, como a consulta da situação fiscal e das notificações de declarações feitas à Receita Federal.
## 2. Receitanet
É possível enviar documentos pelo site, como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica) e DACON (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais).
## 3. Assinatura da escrituração contábil e fiscal
O procurador ou representante legal pode assinar digitalmente a escrituração contábil e fiscal da empresa.
## 4. CAGED
Pode-se enviar e retificar documentos no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
## 5. Contratos de Câmbio
O certificado digital possibilita a realização de operações cambiais na internet com segurança integridade nos Contratos de Câmbio dos bancos privados.
## 6. Siscomex
No Sistema Integrado de Comércio Exterior, é possível solicitar e deferir Licenciamento de Importações (LI) e registro da Declaração de Importação (DI), além de assinar contratos de câmbio em instituições bancárias.
## 7. ComprasNET
É o portal de compras do Governo Federal, no qual são realizadas as licitações e contratações. Para ter acesso a esses serviços, as empresas devem adquirir um Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ).
## 8. SPED
O Sistema Público de Escrituração Digital recebe, valida e armazena documentos contábeis e fiscais de empresas e pessoas jurídicas online. Integram o sistema o Sped Contábil, Sped Fiscal, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Existem outras centenas de usos diferentes para a solução que não citamos aqui. É exatamente essa variedade de **aplicações do certificado digital** que tornou seu uso popular entre as empresas que buscam competitividade. Além disso, para utilizar [sistemas de emissão de NF-e](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-emissao-de-nota-eletronica/) e alguns de [gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/), o certificado digital é obrigatório.
Se você ficou interessado, [converse com nossa equipe](https://sempretecnologia.com.br/contato/) e descubra qual é o certificado digital ideal para a sua empresa.