Os segmentos de recorrência têm mais chances de crescer com rapidez e atrair mais investidores. Isso porque eles possuem uma grande vantagem em relação aos outros: a receita previsível. O tipo de pagamento deve ser considerado na hora de abrir uma empresa do zero. Mas se você já possui um negócio e gostaria de transformá-lo no modelo recorrente, isso também é possível.
Para saber mais sobre essa forma de pagamento e os segmentos de recorrência que são um sucesso, continue acompanhando o artigo até o final.
# Como funciona a recorrência
A primeira coisa que precisamos falar é que, por mais que os segmentos de recorrência mais comuns sejam de empresas digitais, como os serviços de streaming, esse modelo de negócio já existe há muito tempo.
Contas de telefone ou internet, academias, clubes de assinatura e mensalidade de softwares e plataformas, todos são pagos por recorrência. Ou seja, recorrência é todo o serviço ou produto oferecido de forma contínua por meio de planos, mensalidades ou assinaturas.
Além desses segmentos de recorrência mais comuns, há uma série de outros tipos de negócio que recebem pagamentos por recorrência e que são um sucesso. Eles possuem mais clientes fidelizados, menos chances de sofrer inadimplência e conseguem controlar melhor o fluxo de caixa e as entradas na empresa. Confira cinco deles a seguir.
# 5 segmentos de recorrência que são um sucesso
## 1) Associações comerciais e de classe
As associações são organizações que valorizam o coletivo e que oferecem benefícios, serviços e produtos a seus associados. Os interessados pagam uma mensalidade para fazer parte da organização e aproveitar as vantagens. Por isso o pagamento por recorrência é ideal para esse segmento.
Na verdade, alguns tipos de associações só sobrevivem com recorrência. Instituições como ONGs, associações de classes e religiosas só conseguem ajudar a sociedade e sobreviver no terceiro setor, com base na doação recorrente e mensalidades.
## 2) Centros de ensino
O segmento de educação pode usar a recorrência tanto para escolas, cursinhos e universidades físicas, como também para o ensino à distância. Esse é um dos segmentos de recorrência com mais potencial, já que é cada vez mais comum que as pessoas busquem cursos, atualização profissional e aprendizado pela internet.
Além do tradicional pagamento por boleto bancário, muito comum em empresas no ramo da educação, uma opção que tem ajudado a reduzir a inadimplência no segmento é o pagamento recorrente feito pelo cartão de crédito.
## 3) Empresas de segurança
O segmento de segurança patrimonial está crescendo cada vez mais no Brasil. Serviços de vigilância por câmeras, rastreadores de veículos e outras formas de monitoramento cobram mensalidade dos seus clientes e podem se beneficiar dos pagamentos recorrentes.
Dessa forma, além de fidelizar os clientes, as empresas podem parcelar os preços da compra e instalação do equipamento, o que possibilita oferecer valores mais vantajosos que a concorrência.
## 4) Pequenos centros comerciais de cobrança de aluguel
Você sabia que é possível receber pagamentos de aluguel por cartão de crédito? Essa opção é ideal para pequenos centros comerciais que precisam controlar os recebimentos de diversos pontos diferentes.
Mesmo os que utilizam o pagamento via boleto, com um sistema de gestão de recorrência, é possível fazer um controle maior dos clientes pagantes e inadimplentes, enviar lembretes e alertas de não pagamento e muitas outras vantagens que facilitam a rotina da equipe de cobrança.
## 5) Manutenção e limpeza
Serviços de manutenção e limpeza que ocorrem de forma recorrente, como manutenção de piscina, jardinagem e limpeza geral também podem aproveitar os benefícios da um pagamento recorrente.
Automatizando seus pagamentos e controles de clientes, é possível fidelizá-los, oferecer melhores condições de pagamento, como boleto bancário e cartão de crédito, e gerenciar todos os pagamentos e clientes inadimplentes de forma digital e prática.
Esses foram 5 segmentos de recorrência que são um sucesso e que podem se beneficiar de todas as vantagens de um pagamento por recorrência, como o aumento da fidelidade e a diminuição da inadimplência de clientes.