Grandes gestores e líderes costumam ter diversas inspirações, sejam colegas de trabalho, autores, empresários de sucesso, mentores, entre tantas outras possibilidades. De fato, um conceito importante é se inspirar em quem já alcançou os resultados desejados ou quem tem algo a agregar.
No entanto, essa inspiração também pode surgir a partir de livros e filmes. Pensando nisso, separamos 5 sugestões de filme para inspirar a sua liderança. Algumas das obras abaixo não são exatamente sobre empreender, mas sobre a construção de alguns atributos que são essenciais para se tornar um bom gestor.
## O Homem que mudou o jogo
Quando o assunto é gestão e liderança, os filmes que unem o combo esporte e superação costumam ser os favoritos.
Há várias produções de sucesso, mas uma merece destaque: o homem que mudou o jogo.
Baseado em fatos, o filme lançado em 2012 e estrelado por Brad Pitt, conta a história de Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Atlantics.
O gerente tem sob sua responsabilidade um time que conta com escassos recursos financeiros, mas ele, junto com Peter Brand, desenvolve um sistema de estatística que leva a equipe a ficar entre as 80 melhores do esporte.
Ao longo da trama, acompanhamos a importância da inovação na hora de enfrentar os desafios. O gerente identifica a dor do time e utiliza os recursos que tinha para transformar o jeito que vinham lindado com os problemas.
Além disso, o longa reflete sobre a importância do caminho e do tempo no alcance de resultados. O mundo empresarial está sempre mudando e a pressão por resultados é cada vez maior. No entanto, por vezes, é necessário executar as ações e colher os resultados ao longo do caminho.
O filme está disponível no Prime Video.
## A Rede Social
Quem nunca utilizou alguma das redes sociais da Meta que atire a primeira pedra.
Do Facebook ao WhatsApp, Mark Zuckerberg é referência quando o assunto é redes sociais e gestão empresarial. Isso porque, no momento da produção desse artigo, ele está no 4º lugar no ranking das pessoas mais ricas do mundo, atrás apenas de Bernard Arnault (conglomerado LVMH), Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (Tesla. Space X e X – antigo Twitter).
O filme A Rede Social conta como Zuckerberg criou o Facebook e a popularização da plataforma que um dia lhe concedeu o título de bilionário mais jovem do mundo.
Além do processo de programação da rede social, o filme mostra alguns conflitos internos, momentos da vida pessoal e decisões estratégicas que ele tomou para tornar, na época, o Facebook a maior rede social.
O longa foi premiado com quatro estatuetas do Oscar e está disponível na Netflix, Max e no Prime Vídeo.
## O jogo da imitação
Para os amantes da computação e da matemática, o nome Alan Turing já é familiar. Mas para quem não tem ideia de quem seja, esse filme é imperdível.
O jogo da imitação conta como o governo britânico, durante a segunda guerra mundial, montou uma equipe para desvendar o código de comunicação que os alemães utilizavam para se comunicar com os submarinos. Entre os integrantes da equipe estava Turing, que apesar de ser uma pessoa tímida, logo passa a liderar os outros envolvidos no projeto.
Ao longo do filme acompanhamos o desenvolvimento da solução e do matemático enquanto gestor. Com tomadas de decisões estratégicas e a ajuda de Joan Clarke, uma brilhante mulher, Alan Turing consegue conquistara sua equipe e juntos desvendam o código, contribuindo com o fim da guerra.
A produção provoca importantes reflexões sobre o perfil de gestão e a importância de conseguir se conectar com a equipe para alcançar resultados efetivos.
O filme está disponível na Netflix, Max e no Prime Vídeo.
## Um senhor estagiário
Com Robert De Niro e Anne Hathaway interpretando os protagonistas, o filme acompanha a vida de uma jovem empresária atarefada que criou um site bem-sucedido de vendas de roupas.
A empresa de Jules Ostin cria um programa de estágio para idosos com o objetivo de mantê-los ativos. Ben Whittaker, um senhor viúvo de 70 anos aproveita a oportunidade e é selecionado para acompanhar a empresária.
O filme mostra o choque de gerações, mas também os efeitos positivos dessa junção. Além de, em alguns aspectos, apresentar algumas das dificuldades enfrentadas por empresários que precisam se dedicar ao negócio e a sua vida pessoal. Ainda, mostra a importância de acreditar na sua empresa e de tomar as decisões certas.
O longa é conduzido de forma leve e traz uma importante reflexão, em especial, sobre as mulheres que exercem diversas jornadas como gestoras, mães e esposas.
O filme está disponível no Max.
## Fome de Poder
Esse é um filme com um exemplo de gestão não saudável, mas que com certeza traz grandes aprendizados para os empresários. Inspirado na história real, o filme conta sobre o surgimento da rede de fast food MC Donald’s.
O longa conta a história da empresa a partir de Ray Kroc, um representante de vendas de máquinas de milkshake que ao realizar uma entrega em um restaurante drive-in percebe o potencial do negócio.
Após entrar na empresa, Kroc explora o potencial do negócio e transforma no império que conhecemos hoje.
Ao longo do filme, temos várias reflexões sobre a importância da visão para o sucesso de um negócio, além de enxergar o diferencial e ter sócios que compartilhem do mesmo objetivo.
Outro ponto apresentado é a importância de ouvir o público e entender o que ele deseja.
O filme pode ser assistido no Max de no Prime Vídeo.
## Jobs
O filme Jobs conta a história de ninguém menos do que Steve Jobs, o cofundador da Apple.
O personagem principal, interpretado por Ashton Kutcher, passa por diversas faculdades ao longo da vida que nos fornecem lições sobre liderança, gestão, persistência e excelência.
Steve Jobs é um exemplo de empresário que contrariou todas as condições e enfrentou os mais diversos desafios até construir uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Mais do que o dispositivo iPhone, a companhia é conhecida pela inovação e ousadia. A marca da maçã é referência no desenvolvimento de sistemas operacionais, computadores e muito mais.
O filme está disponível na Netflix.