Autogestão: o que é e por onde começar?

Na verdade, a autogestão se define como a capacidade de gerenciar a própria vida e deve ser aplicada por todos, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Em um exemplo prático, ao tomar uma decisão, você deve gerir a capacidade de fazer essa escolha. Por exemplo, você recebeu duas ofertas de emprego, uma com mais benefícios e a outra em uma empresa próxima de casa, que facilitaria a sua rotina.

Nessa situação, a autogestão aparece como a capacidade que você tem de gerir a sua escolha. Com certeza, cada opção traria consequências diferentes para a sua carreira e para a sua vida pessoal.

## Por onde eu começo?

O Alexandre Macedo, filósofo, mentor e palestrante, aborda que o ponto de partida é entender o porquê das coisas.

Por que você exerce essa profissão?

Por que você é um bom pai?

Por que você escolheu esse curso?

Por que você pratica esse esporte?

Quando você entende a sua motivação, você entende o seu propósito e se conecta com ele.

Ao entender essa conexão, você consegue entender o “como fazer” e assim gerir as suas ações e escolhas.

## Responsabilidade

Um princípio fundamental na autogestão é assumir a responsabilidade pelas suas escolhas. Como reforçamos anteriormente, toda decisão tem uma consequência e cabe a você assumir os riscos e, é claro, o êxito.

## Disciplina

Se esforce para alcançar novos resultados e ser a sua melhor versão. O ato de gerir também está relacionado ao tempo e a organização.

É necessário compreender o seu propósito e os seus objetivos, mas também definir ações que levem ao alvo.

Mantenha a disciplina durante todo o processo, seja no estudo, no trabalho, na atividade física ou no seu papel dentro da sua família.

É a junção da motivação e da disciplina que te leva para um outro nível.

## Autoconhecimento

Você precisa conhecer os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, para formular estratégias.

No que eu sou bom?

O que eu preciso melhorar?

No que eu tenho falhado?

Quais têm sido os meus acertos?

Reflita sobre cada aspecto das suas habilidades e competências e pense em formas de melhorar o que está ruim e aprimorar aquilo que você já tem acertado.

No entanto, além dos pontos fracos e fortes, existem os pontos cegos, que são aqueles que não conseguimos enxergar em nós mesmos.

Por isso, entre outros aspectos, é importante estar aberto ao que o outro tem a dizer sobre você. Uma coisa é a forma como nos percebemos, outra é a forma como o outro nos percebe.

O feedback é um exemplo dessa prática.

## Os impactos da autogestão

Além do lado profissional e do pessoal, a autogestão tem impacto direto na sociedade.

As suas escolhas têm o poder de transformar o ambiente. Quando você entende o seu propósito e toma decisões conscientes, você contribui com a construção de um presente e de um futuro melhor.

O seu êxito profissional impacta a sua vida e a das pessoas ao seu redor. Da mesma forma que, ao optar por contribuir para uma vida sustentável, impacta você e as próximas gerações.

A autogestão tem relação com a autonomia e a liberdade de agir.

Quer se aprofundar no assunto?

No episódio 07 do SempreCast, o Emerson Castro, diretor de negócios da Sempre Tecnologia, recebeu o Alexandre Macedo, filsósofo, mentor e palestrante para uma conversa riquíssima sobre a Autogestão e o Impacto em Nossas Vidas. [Confira Agora!](https://www.youtube.com/watch?v=07w4JcHUEgA)

Compartilhe: