Pense na seguinte situação: um microempresário, no ramo de papelaria, sentiu que seu negócio gerou um lucro um pouco maior no mês de dezembro, época em que os pais costumam adiantar a compra escolar dos seus filhos a fim de evitar uma loja superlotada no próximo ano.
Já no mês de janeiro, o microempresário observou, como era de se esperar, que os lucros aumentaram ainda mais, em razão do início das aulas escolares. No entanto, sentiu que alguns produtos se esgotaram rapidamente, enquanto outros tiveram uma porcentagem de vendas baixa.
Ele viu também que houve um desfoque em seu estoque, e não sabia quanto dos lucros obtidos nos meses de dezembro e janeiro poderiam ser investidos na compra de mais materiais.
Foi assim que ele se deparou com a seguinte questão: **Como posso ter um maior controle sobre o quanto foi vendido e o que precisa ser reposto?**
Identificou-se com esse empresário? Pois saiba que avaliar constantemente o desempenho do seu negócio é meio caminho para o sucesso. Partindo da premissa “O que não é medido não é gerenciado”, dos estudiosos do pensamento gerencial Robert Kaplan e David Norton, para garantir uma gestão eficaz na sua empresa, é necessário ter controle dos seus números gerados. Dessa forma, será possível tomar decisões mais acertadas, aprimorar o negócio e torná-lo cada vez mais competitivo.
É essa gerência das atividades do negócio um dos muitos pontos em comum entre os **empresários bem-sucedidos** — o fato de estarem **SEMPRE** atentos ao que acontece na sua empresa e no ambiente externo.
# Planejamento para o desempenho do seu negócio
O objetivo de avaliações periódicas, de forma estruturada e com métricas claras, é poder verificar os resultados comparando-os com outros do mesmo período, além de identificar [eventuais problemas financeiros](https://sempretecnologia.com.br/tecnologia-da-automacao-financeira-resolve-problemas-na-sua-empresa/), pontos de melhorias e possíveis gargalos. Dessa forma é possível mudar a rota quando for necessário e planejar melhor o médio e longo prazos.
Independente de qual seja o segmento do seu negócio, é necessário estabelecer uma linha do tempo com indicadores que demonstram como era a empresa na data X e como ela está no momento presente. E também deve constar a meta para o próximo período em cada um dos indicadores.
Com isso, as avaliações de desempenho do seu negócio **contam uma história que indica a jornada que se tem pela frente**. De acordo, ainda, com as oscilações do próprio mercado — tendências essas que também devem ser previstas. Afinal, você não está livre de ter que tirar o seu negócio de uma crise.
Lembra do microempresário da papelaria que viu seus lucros aumentarem já no mês de dezembro? Identificar oscilações e períodos sazonais é fundamental para um bom planejamento estratégico e mediação de desempenho do seu negócio.
# Como avaliar o desempenho do seu negócio?
Agora que já está clara a importância desta avaliação, vamos ver como fazer? Em primeiro lugar, decida quais os aspectos que serão medidos. Geralmente, as empresas bem-sucedidas medem:
Desempenho sobre vendas e lucro (retorno e volume de vendas, lucro obtido, etc. Desempenho das ações de comunicação, marketing e propaganda em geral. Número de propostas e respectiva porcentagem daquelas que se converteram em vendas. Índice de produtividade da equipe e de qualidade dos produtos e serviços; Números do RH (exemplos: quantos funcionários contratados, quantos demitidos, etc.).
Vale lembrar que o esforço de aprimoramento do desempenho pode assumir diferentes características, que variam de acordo com o tamanho, foco e missão da empresa. Outros fatores poderão ser acrescentados ou mesmo excluídos dessa lista.
Outro ponto a ser considerado na hora de avaliar o desempenho do seu negócio é decidir a periodicidade da análise. Para manter a equipe engajada e a empresa alinhada constantemente à sua missão, a análise de desempenho deve ser foco regular da atenção do empresário. Deve ser feita em um período estratégico, geralmente de forma mensal, trimestral, semestral ou anual.
Portanto, estude o nicho e o foco do seu negócio e planeje uma periodicidade de avaliação do desempenho que mais se adeque a ele. O mais importante é verificar se os resultados que estão sendo gerados estão alinhados às metas e objetivos da empresa, além de aprimorar a qualidade e produtividade do negócio.
# Como um sistema web facilita sua vida
Um [sistema web para gestão empresarial](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/) facilita não apenas a prestação de serviços como o processo de avaliação de desempenho do seu negócio e toda a administração de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Por meio de um sistema como esse, você pode acompanhar as finanças do seu empreendimento de forma prática e descomplicada. O controle de sua empresa fica em suas mãos, ou melhor, a um clique do seu computador ou tablet.
Se a sua escolha for pelo [SempreGESTOR](https://sempretecnologia.com.br/sistemas-web-para-gestao-empresarial/), suas informações empresariais ficarão seguras em uma plataforma e centralizadas em um só lugar. Trata-se de um sistema RP, em que todas as partes do empreendimento podem conversar, principalmente o faturamento, o financeiro e o estoque. Além disso, o SempreGESTOR conta com o diferencial das Múltiplas Tabelas, recurso fundamental para precisa gerir segmentos diferentes dentro de uma mesma empresa.
E mais: o SempreGESTOR também conta com relatórios baseados em BI (Business Inteligente). Trata-se de um conceito novo na administração e que permite a elaboração de relatórios personalizados e inteligíveis, que convertem dados brutos em insights de negócios para tomadas de decisão.