Certificado digital não renovado: quais os riscos?

Você já deve estar ciente da importância do **certificado digital** para garantir a segurança nos processos online para pessoas físicas e jurídicas. O que queremos deixar claro neste artigo são os principais riscos acarretados, caso o **certificado digital** não seja renovado e como esta renovação é simples de se realizar. Continue lendo e saiba mais!

# Certificado Digital em linhas gerais
Como o nome já diz, o certificado digital é utilizado para movimentações online. É uma assinatura digital com validade jurídica.

O certificado digital contém todas as informações criptografadas do usuário. Seu objetivo é proporcionar mais segurança nos ambientes virtuais.

Além da praticidade, o [certificado digital](https://sempretecnologia.com.br/guia-do-certificado-digital-tudo-o-que-voce-precisa-saber-ao-adquirir-um/) evita fraudes, reduz custos e garante maior exatidão nas transações efetuadas com sua utilização.

Dentre os tipos de certificado digital que existem, temos: o e-CPF, para pessoas físicas; e o e-CNPJ, para pessoas jurídicas. A maioria dos certificados digitais possui validade de um ano, precisando ser renovado até a data de vencimento.

# Riscos de não renovar o certificado digital
Após um breve apanhado sobre o certificado digital, vamos ver quais os riscos que podem ocorrer caso não haja renovação no período certo.

## Atrasos nos processos legais
Com o certificado digital, é possível realizar a assinatura e o envio de documentos via internet, assinatura de NFe, envio das declarações de Imposto de Renda para o site da Receita Federal, transações bancárias e assinatura de documentos contábeis e fiscais.

Se o seu certificado estiver vencido, você não consegue realizar estes procedimentos, ficando sujeito a sanções da lei, multas e atrasos. Com esse tipo de documentação, não se pode correr riscos.

## Impossibilidade de emitir NFe
No caso da emissão de NFe, o certificado digital é pré-requisito e utilizado em duas etapas da emissão:

No momento de assinar a nota, autenticando o documento e assegurando a responsabilidade pela emissão; No envio da NFe, quando é feita a conexão com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para o processamento dos dados e autorização ou rejeição (caso haja algum erro) do documento.

Ou seja, caso o certificado digital não seja renovado, será impossível continuar emitindo suas NFes.

## Impossibilidade de demitir funcionários
O certificado digital também é indispensável para liberação do seguro desemprego e do FGTS para o empregado demitido. Apenas com o certificado digital, é possível garantir autenticidade no processo demissional de um funcionário e assegurar que esteja tudo dentro da lei.

# Não perca o prazo de renovação do seu certificado digital
Observe a data de renovação e procure iniciar o processo com 45 dias de antecedência. Assim, você terá o certificado liberado dentro do prazo e não correrá riscos.

A [renovação é muito fácil](https://sempretecnologia.com.br/afinal-como-renovar-um-certificado-digital/) e feita de maneira semelhante ao primeiro pedido. Você deve entrar em contato com a empresa que emitiu o seu primeiro certificado ou escolher outra empresa qualificada para a atividade para que todos os trâmites necessários sejam seguidos por ela.

A Sempre Tecnologia tem experiência neste assunto. Faça a [emissão do seu certificado digital](https://sempretecnologia.com.br/certificado-digital-em-nuvem/) conosco e livre-se de preocupações.

Compartilhe:

Mais conteúdos para você!

  • assinatura digital
  • autenticação de documentos
  • certificação digital
  • certificado digital
  • contratos eletrônicos
  • ICP-Brasil
  • perícia digital
  • segurança digital
  • Sempre Tecnologia
  • validade jurídica