Imagine a cena: dezenas de planilhas com custos variáveis, estoque, contas a pagar e a receber, informações sobre clientes, fornecedores, investimentos e um único dono no meio de tudo. Isso lhe parece familiar? Ainda hoje é grande o número de empresas, especialmente micro, pequenas e médias, além dos prestadores de serviços, que utilizam planilhas e modelos não estruturados como metodologia para gerir os negócios. Eles até podem ser úteis, mas isolados não possibilitam a gestão financeira para empresas de modo eficaz, que ajude a criar cenários e a fazer análises com qualidade e rapidez, por exemplo.
O que é gestão financeira para empresas?
Realizar a gestão financeira significa sistematizar o processo de planejamento das finanças, integrando dados da empresa a fim de manipular e visualizar com facilidade questões ligadas ao faturamento, estoque ou financeiro. A partir da análise dessas informações é possível obter inteligência de negócio que ajudará o gestor a definir estratégias a longo prazo e a superar desafios a curto prazo.
Independente do tamanho da empresa, a gestão financeira é uma necessidade para alcançar o sucesso porque ela ajuda a dar mais controle e segurança das informações, tanto da organização como de seus clientes. Essa estratégia também proporciona a otimização de processos e, ainda, gera mais economia. No entanto, a medida em que os negócios se desenvolvem, a gestão financeira muitas vezes pode ser deixada de lado, geralmente motivada pela falta de tempo do gestor, que vive em meio a rotina atribulada e precisa priorizar outras atividades.
A solução para isso pode estar no uso de sistemas que possibilitem a integração de diversas funcionalidades para acompanhar as finanças de forma prática e descomplicada. Esses sistemas devem prioritariamente ser amigáveis, de fácil usabilidade e atender a necessidades específicas de cada processo, provendo informações como previsões financeiras, simulação de cenários e revisão de estratégias.
As soluções que atuam na gestão financeira para empresas podem ajudar em várias ações levando a benefícios como:
Identificação de quais clientes são mais ativos e assim possibilita realizar ações diferenciadas para eles, da mesma forma atuar diretamente naqueles que não estão muito ativos;
Proporciona o controle absoluto do estoque, provendo informações sobre estoque mínimo para compra, por exemplo;
Realiza o gerenciamento de informações sobre clientes e fornecedores com mais eficiência e sem a utilização de papel.
Antes de implantar a gestão financeira na sua empresa avalie as necessidades específicas do seu negócio, busque conhecimentos sobre gestão, realize o planejamento estratégico e tenha atenção a organização do orçamento. A dica aqui é: procure soluções que facilitem o trabalho de todos.